Aplicativo do Youtube para Windows Phone é removido pela Microsoft
Software servia apenas como um atalho que abria o navegador diretamente na página do site; aplicativo oficial da plataforma já não existia há anos
Por Brasil Econômico |
O acesso ao Youtube por parte dos usuários de Windows Phone se tornará ainda menos simplificado. Se o aplicativo oficial já não existia há alguns anos na loja virtual do sistema, agora o único software relacionado à plataforma foi removido pela Microsoft.
LEIA: Usuários do Instagram poderão fazer moderação de comentários com nova ferramenta
O aplicativo que os usuários de Windows Phone tinham disponível servia basicamente como um atalho. Quando o ícone do Youtube era selecionado, a pessoa era direcionada para o navegador, que já se iniciava diretamente no site. As funções disponíveis, como assistir aos vídeos e fazer comentários, por exemplo, eram as mesmas obtidas caso o usuário abrisse o navegador e digitasse o endereço.
Este caso marca mais um capítulo na richa entre Google e Microsoft – que, durante anos, acusou a empresa de ignorar seus sistema operacional, valorizando somente o Android e o iOS. A justificativa do Google foi de que a ausência de um aplicativo do Youtube se dava por conta de atualizações relacionadas ao HTML5. No entanto, mesmo com as modificações feitas a partir da versão 8.1 do sistema, nenhum software foi disponibilizado.
Você viu?
LEIA MAIS: Assistente Siri ganha atenção especial da Apple em atualização do iOS
Por conta disso, a Microsoft optou pela criação de um aplicativo próprio para o Youtube. A tática, entretanto, não funcionou muito bem, pois a empresa foi obrigada a fazer a remoção do programa por conta de bloqueios relacionados à API.
A Microsoft chegou a declarar na imprensa que a intenção do Google era assegurar que os usuários do sistema operacional não conseguissem atingir a mesma experiência que aqueles que utilizam outras plataformas, assim fazendo com que o interesse do público fosse reduzido.
Apesar da remoção do aplicativo da loja online, ele continua disponível para computadores. No Windows 10, ele funciona da mesma forma que funcionava nos smartphones – servindo basicamente como um atalho para o site.
LEIA TAMBÉM: Sete previsões tecnológicas de Star Trek que se concretizaram
O Youtube é apenas mais um dos aplicativos do Google que não estão disponíveis para o Windows Phone. Programas importantes como o Maps, Gmail ou Google Docs também não são encontrados na loja virtual do sistema.