Tamanho do texto

Cansado de postar para seus 100 seguidores no Instagram sem gerar resultados? Então, veja dicas simples para aumentar seguidores rapidamente

Brasil Econômico

O engajamento de antigos seguidores no Instagram mostra o seu potencial para conquistar novos
iStock
O engajamento de antigos seguidores no Instagram mostra o seu potencial para conquistar novos

Está cansado de postar para seus cem seguidores no Instagram sem gerar nenhum resultado real? Gostaria de dicas fáceis e possíveis para gerar mais números interessantes em sua conta pequena? Se sente frustrado pela pouca interação no aplicativo?

O empreendedor especialista em marketing e conteúdo, Jonathan Chan, escreveu um artigo para o Huffington Post, dando algumas dicas para quem deseja dar um “up” na sua conta do Instagram . Segundo ele, é possível conseguir seguidores e, consequentemente, mais feedback de maneira simples e rápida.

“Eu sei que pode ser muito frustrante [não ter resultados]. Por isso, decidi contar como conseguir mais seguidores. O método sobre o qual vou falar traz garantia de produção de mais resultados”, afirma.

Está pronto? Então, fique ligado nas dicas e tenha uma conta no Insta que te ajude a conseguir mais vitrine.

Para começar, o método de Chan está dividido em 3 passos:

1.       Postar, pelo menos, uma vez por dia;

2.       Certificar-se de que as publicações aconteçam na hora certa;

3.       Usar a Fórmula de Crescimento do Instagram;

Segundo o especialistas, essas três regrinhas são bem simples, mas consomem tempo. Por isso, muitas pessoas não obtêm sucesso para fazer suas contas crescerem.

Dito isso, tenha em mente de que você precisará se dedicar para isso, já que as dicas não funcionarão como “mágica”, necessitando de atenção e consistência para que possam trazer resultados positivos.

Entenda o método e veja como cada passo funciona:

1. Postar uma vez ao dia

Já ouviu falar no antigo ditado que diz que “quem não é visto, não é lembrado”? Ele também funciona para o mundo digital. Ao possuir uma conta ativa, metade de sua batalha já estará vencida.

Pode parecer fútil postar todo santo dia, porém é importante manter seus 100 seguidores (ou quantos tiver) engajados. E você está só começando. Pense nessas pessoas que já têm como futuros “embaixadores de sua marca”.

Ao invés de ignorar sua pequena tribo, trate cada um de seus seguidores como alguém VIP. Dê atenção aos seus primeiros "clientes", comece um relacionamento interessante, afinal, são eles que vão curtir, compartilhar e aumentar sua audiência – trazendo novos seguidores gratuitamente.

Além disso, o engajamento de antigos seguidores revela o seu potencial para conquistar novos, ou seja, se a sua conta está “valendo a pena” para seu público-alvo. Ninguém quer seguir uma página que tem 0 likes ou 0 comentários porque a baixa interação mostra que o conteúdo postado é chato ou desinteressante. Portanto, as curtidas que receber agora são a prova, amanhã, de que você merece ser seguido.

2. Certificar-se de que publicações sejam feitas na hora certa

Para aumentar o alcance de suas publicações do Insta, precisará perceber qual o horário melhor para as postagens, dando um ar de sincronismo entre suas publicações. Existem muitos especialistas que vão te dizer qual a melhor hora para postar: por exemplo, o ReadyPulse diz que a melhor investida é entre 2h da manhã até 17h; o Latergramme afirma que o melhor horário de posts no Insta é às quartas-feiras às 17h; o CoSchedule, por sua vez, sugere que as publicações sejam feitas a qualquer hora de segunda e quinta-feira, exceto entre 15h e 16h.

Quer saber a verdade?

Todas essas são, em geral, boas respostas. Mas, no fim, é você quem saberá qual o melhor horário de acordo com seu público-alvo, observando e sabendo o que ele quer. Um exemplo bastante interessante é a conta da startup Homepolish: são publicados 2 posts por dia, um antes do almoço e outro depois do jantar. 

+ Quer ganhar dinheiro com o Instagram? Veja dicas para bombar na rede social

De acordo com um artigo no site Inc., o time de marketing da empresa segue essa estratégia porque “a companhia busca atingir pessoas em seus 30 anos, que trabalham em horário comercial”. Assim, investem em publicações nos períodos em que seu público-alvo terá tempo para conferir as redes sociais. E parece que a tática funcionou, já que conseguem cerca de 2 mil novos seguidores por dia e, recentemente, ultrapassaram 1 milhão.

Para descobrir qual é o "seu horário", experimente fazer publicações diferentes em diversas horas do dia; depois de algumas semanas, poderá perceber qual é o padrão de interação.

3. Usar a Fórmula de Crescimento do Instagram

O Insta existe desde 2010. Isso significa que, nos últimos 5 ou 6 anos, especialistas em marketing têm tido um trabalho duro para descobrir a melhor maneira de aumentar o número de seguidores de forma significativa. Claro, você pode sempre comprar Likes em um site como o “Fiverr”, mas essas curtidas são falsas. Do ponto de vista de marketing, é uma perda de US$ 5 usar sites como este para contas nas redes sociais.

Em vez disso, você pode usar uma das duas fórmulas (Instagram Growth Formulas) que são, comprovadamente, efetivas. Isso demandará tempo, mas é gratuito!

Fórmula 1: Follow-Like-Like-Like

A fórmula chamada  “Follow-Like-Like-Like” funciona da seguinte maneira: você encontra uma hashtag que é relevante para seu segmento, sua marca. Por exemplo, se você vende roupas femininas, poderá usar a #OOTD (que é Outfit Of The Day). Quando clicar na hashtag, encontrará outras páginas que a usaram; então, deve começar a seguir essas contas e curtir as três fotos mais recentes que foram publicadas em cada uma delas.

Isso mostra que, você não só tem algo em comum com ela, mas que também acha suas publicações interessantes, divertidas e informativas.

Essa fórmula resulta em 25% de novos seguidores (aqueles que vão te seguir de volta).

Fórmula 2: Follow-Like-Comment

Se você quiser realmente acelerar o seu jogo de crescimento no Insta, pode seguir a 2ª estratégia, que é “Follow-Like-Comment”.

Isso leva um pouco mais de tempo do que a primeira fórmula, já que você terá de pensar em um comentário inteligente, envolvente e personalizado para que funcione. Mas, se conseguir chamar a atenção, os resultados serão surpreendentes.

+ Instagram anuncia o lançamento de ferramentas para negócios no Brasil

Para tanto, comece encontrando uma hashtag relevante e, em seguida, siga um usuário que publicou com ela recentemente. Então, comente em uma de suas fotos mais recentes. Usando esta fórmula, poderá conseguir uma taxa de “siga de volta” de 34%.

Como você pode perceber, ambas exigem esforço, mas podem ajudá-lo a ter mais seguidores de maneira rápida. Tente dedicar 30 minutos ou 1 hora por dia no Instagram para executar as dicas dadas neste artigo para ver o que acontece. "É muito animador", garante o especialista.

    Leia tudo sobre: Instagram Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.