Tamanho do texto

Para evitar o esquecimento de senhas, uma companhia teve a ideia de utilizar emojis como forma de autenticação; identidade visual reforça memorização

Proposto como nova forma de autenticação, emojis ganharam notoriedade pelo vasto uso em redes sociais
Reprodução
Proposto como nova forma de autenticação, emojis ganharam notoriedade pelo vasto uso em redes sociais

Na hora de criar uma senha para autenticação, as pessoas são aconselhadas a pensar em códigos fortes, difíceis de serem decifrados. A mistura de caracteres maiúsculos e minúsculos com números, além de combinações diferentes para cada conta única e serviço que usamos são ações recomendadas, de acordo com Juan D’Antiochia, general manager da Worldpay para a América Latina.

LEIA:  Youtube lança aplicativo que permite download de vídeos

No entanto, quanto mais complexas se tornam as senhas de autenticação – e quanto mais delas acumulamos – mais difícil fica lembrar de cada uma. Isso pode causar um receio, fazendo com que algumas pessoas corram o risco de comprometer suas senhas ao guardá-las em desktops ou documentos não criptografados, por exemplo.

O grande problema é que não são apenas as senhas de conta na internet que são afetadas. PINs de banco também estão sujeitos a este esquecimento – ainda mais quando faz muito tempo que a pessoa não utiliza uma conta ou um cartão, por exemplo.

Para ajudar a evitar estas situações, uma companhia teve uma ideia curiosa. A solução seria a utilização de emojis – ícones que representam sentimentos ou tentam transmitir alguma palavra ou frase, que ganharam notoriedade por seu vasto uso em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. 

LEIA MAIS: Cinco aplicativos que ajudam a organizar os estudos

A princípio a ideia parece exagerada, mas ela começa a fazer sentido a partir do momento que você percebe que existem somente 7.090 permutações únicas de quatro números, sem repetição, enquanto há 3,5 milhões de permutações únicas de 44 emojis, também sem nenhuma repetição.

Essa variedade de combinações pode diminuir os ataques de fraudadores, além de conseguir também facilitar a vida dos usuários, tendo em vista que a natureza visual dos caracteres pode ajudar na memorização.

Ainda segundo D’Antiochia, esse tipo de senha pode ser lembrada mais facilmente por conta do apelo visual, assim fazendo com que as pessoas diminuam a necessidade de mudar a senha com frequência. No entanot, ainda é necessário avaliar se o uso de emojis realmente pode ser uma realidade.

LEIA TAMBÉM:  Com anotações rápidas, Evernote é ideal para ambientes de trabalho

Para estabelecer este tipo de autenticação, será preciso chegar a um equilíbrio entre os benefícios da segurança e o fato de os consumidores precisarem criar senhas diferentes para dispositivos diferentes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.