Tamanho do texto

Smartphones e tablets podem ser ferramentas de apoio para organizar dados para o educador e atrair atenção de estudantes durante as aulas

Aplicativos ajudam professores a melhorar comunicação e tornar aulas mais atrativas para os alunos
Facebook/Reprodução
Aplicativos ajudam professores a melhorar comunicação e tornar aulas mais atrativas para os alunos

Em muitas situações, o uso de smartphones em sala de aula pode ser um problema. Os alunos se distraem com aplicativos de mensagens e redes sociais e os professores não conseguem passar o conteúdo da aula da forma mais adequada. Entretanto, os dispositivos móveis podem ser uma ferramenta de apoio para educadores melhorarem a comunicação e tornarem as aulas mais atrativas.

+ Do colégio à universidade: 5 aplicativos que ajudam a organizar os estudos

O site Digital Trends criou uma lista com algumas plataformas que ajudam professores a manter alunos interessados na aula. Os programas contribuem com a criação de planos de aula, organização de notas, e transformam a tecnologia em uma aliada no ambiente escolar. Confira uma lista com algumas plataformas disponíveis gratuitamente para celulares e tablets. 

Kahoot

Em muitas oportunidades, os professores buscam tornar aulas teóricas mais interessantes, mas o resultado nem sempre é o esperado. O aplicativo Kahoot oferece ferramentas simples para transformar a aula em um game. Tudo que o educador precisa fazer é acessar o site da plataforma é cadastrar listas de perguntas e respostas para criar um jogo, que pode ser acessado diretamente no navegador ou no aplicativo para Android ou iOS.

Seesaw

O Seesaw é a melhor opção para pais e responsáveis que desejam acompanhar o desenvolvimento durante o ano escolar. Disponível para Android e iOS, o aplicativo permite ao aluno cadastrar os melhores trabalhos escolares. Em seguida, é possível compartilhar o resultado com os parentes. Os professores, por sua vez, podem usar o material inserido no aplicativo durante as reuniões para apontar os pontos positivos dos estudantes e os que precisam ser melhorados.

+ Com anotações rápidas, Evernote é aplicativo ideal para ambientes de trabalho

Google Classroom

A plataforma oferece os principais serviços do Google para o ambiente escolar, assim como o Google Apps for Work – agora conhecido como G Suite for Work – é voltado para o ambiente doméstico. Disponível para Android e iOS, o aplicativo permite publicar notas e informar quais serão os próximos trabalhos. Além disso, todo o material pode ser armazenado na nuvem por meio do Google Drive. Disponível para Android e iOS, o aplicativo tem o objetivo de ajudar o professor a conseguir a atenção dos alunos mais facilmente.

Remind

O Remind simplifica a tarefa de comunicação entre educadores, alunos e pais. O sistema funciona como uma espécie de rede social para compartilhar avisos para a turma e iniciar conversas com outros usuários. O professor também pode definir horários para receber respostas dos alunos e dar um retorno rapidamente. Disponível para Android e iOS, o app permite enviar fotos, arquivos e mensagens de voz para os alunos.

+ Saiba como usar o Vine, rede social para publicar vídeos de até 140 segundos

Additio

O Additio é uma boa alternativa para educadores que precisam manter listas de chamada e avaliações em ordem. O programa centraliza as informações mais úteis para os professores e permite calcular notas e criar um planejamento para a disciplina no dispositivo móvel. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS. Para adquirir recursos avançados, como estatísticas de desempenho e criação de lembretes, é necessário assinar plano de US$ 8 mensais.

    Leia tudo sobre: Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.