Tamanho do texto

Dispositivo se conecta ao Wi-Fi para ter informações sobre clima, trânsito e, até mesmo sua agenda, e definir o melhor momento para tocar o alarme

Acordar cedo é uma tarefa complicada para muitas pessoas. Ainda mais se, logo pela manhã, você precisa enfrentar o trânsito, que pode estar ainda pior de acordo com as condições climáticas. Para ajudar a resolver este problema, uma empresa francesa desenvolveu o Bonjour, um despertador inteligente que escolhe o melhor horário para você acordar com base em alguns fatores.

+ Conheça a rede social que é considerada o Tinder das pessoas feias

O Bonjour faz mais do que tocar um alarme. O despertador se conecta à rede Wi-Fi para receber informações sobre o clima, o trânsito e até mesmo sua agenda para alterar o sinal para o melhor horário. Para ter acesso aos dados, o aparelho se integra com plataformas, como Google Maps, que indicam com precisão o tempo necessário para o usuário chegar em seu destino.

Bonjour analisa as condições cadastradas para ativar sinal no melhor horário
Divulgação
Bonjour analisa as condições cadastradas para ativar sinal no melhor horário

Com essas informações, o despertador analisa as condições cadastradas para que o sinal seja ativado. É possível definir, por exemplo, que o aparelho deverá tocar no domingo de manhã apenas o tempo estiver ensolarado. Caso contrário, o programa deve continuar desativado e deixar o usuário dormir.

O conceito do despertador lembra o aplicativo IFTTT, que permite criar alguns comandos  que serão executados pelo smartphone em determinadas situações. Além de utilizar informações de outras plataformas, o aparelho consegue observar o comportamento do usuário para se tornar mais eficiente. Com o tempo, ele consegue saber quanto tempo você leva para acordar e sair de casa, para oferecer sugestões personalizadas que tornarão a manhã mais agradável.

Se desejar, o usuário ainda pode conectar o dispositivo a serviços online, como a plataforma de streaming Spotify, e aparelhos conectados, como a lâmpada inteligente Philips Hue. O dispositivo pode ser controlado por meio de comandos de voz, de forma parecida com assistentes virtuais, como a Siri  e a Cortana. Para ativar a ferramenta, basta dizer "Bonjour".

O Bonjour mantém uma campanha aberta no site de financiamento coletivo Kickstarter com uma meta de US$ 50 mil (cerca de R$ 156 mil). Quem apoiar o projeto, tem direito a desconto quando o dispositivo for oficialmente lançado. A empresa pretende iniciar as entregas em junho de 2017, mas não sabe se o dispositivo realmente chegará às lojas de varejo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.