Tamanho do texto

14ª edição da Guerra de Robôs da Anhanguera acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, com divisão por modalidades que consideram o peso dos robôs

Guerra de robôs tem entrada franca e vai dos dias 7 a 11 de novembro
Divulgação
Guerra de robôs tem entrada franca e vai dos dias 7 a 11 de novembro

Entre os dias 7 e 11 de novembro, acontece a 14ª edição da Guerra de Robôs da Anhanguera de Guarulhos. O evento contará com combates entre as máquinas, que têm o objetivo de destruir os advesários. As disputas acontecem em uma arena retangular, com superfície lisa e 2,8 metros de comprimento.

+ Giphy é aplicativo para encontrar imagens animadas para as redes sociais

Nesta edição haverá a categoria Combate Featherweight Destroyer. Estes robôs controlados sem fio, com dimensões de até 50cm x 60cm x 50cm e peso de até 13,6 kg. Eles utilizam armas como lança chamas, serra elétrica, rolo compressor e disco de corte.

Outra modalidade do evento é o Sumô de Combate com fio. Com dimensões de 40cm x 40 cm x 40 cm e peso de até 9kg, as máquinas desta categoria usam armas de baixo poder de destruição, como sistemas de alavancas com controles pneumáticos ou eletropneumáticos, por exemplo. Na categoria Sumô de Combate sem Fio, as máquinas também usam armas de baixo poder de destruição, mas as dimensões são de até 45 cm x 45 cm x 45 cm e peso de até 12 kg, com a missão de tirar o oponente da arena.

+ "Relaxa sem fumaça": empresa europeia cria cigarro eletrônico de maconha

As regras

Na arena, serão recebidos mais de 150 máquinas prontas para combater os adversários. Na fase classificatória, ganha quem tirar o combatente do tatame no tempo de um minuto. Quem vence leva três pontos. Em caso de empate, é atribuído um ponto para cada equipe. Na fase eliminatória, composta por oitavas de finais, quartas de finais e semifinais, as disputas são feitas em menos de três rounds. Caso aconteça a parada das duas máquinas no tatame, será disparado um tempo de 30 segundos, vencendo o de menor peso. 

Já na final, a disputa será realizada em menos de cinco rounds. Em caso de parada das duas máquinas no tatame, é aplicada a mesma regra dos 30 segundos das fases anteriores. Caso o combate seja finalizado com as duas máquinas no tatame, vence o de menor peso. Se o robô estiver fora dos padrões, segundo o regulamento, será desclassificado por W.O.

+ Como deixar o iOS 10 mais rápido em iPhones e iPads antigos

A Guerra de Robôs da Anhanguera de Guarulhos é aberta ao público e tem entrada franca. Para assistir, basta  comparecer ao campus I da instituição, que fica na Rua do Rosário, 300, no Centro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.