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A ideia da empresa é permitir experiência de compras pela plataforma, entregando informações sobre produtos publicados pelas empresas no app

Ferramenta do Instagram permite que consumidores pesquisem  melhor produtos de seu interesse
Divulgação/Instagram
Ferramenta do Instagram permite que consumidores pesquisem melhor produtos de seu interesse

Os smartphones mudaram a maneira com que as pessoas compram: afinal, você pode fazer isso enquanto espera na fila do supermercado e, melhor ainda, tem acesso a qualquer tipo de informação instantaneamente, conseguindo comparar preços enquanto vê a vitrine de uma loja, por exemplo. Desse modo, consumidores conseguem pontuar sobre a compra ideal. Nos Estados Unidos, mais de 84% dos usuários de celular pesquisam ou comparam produtos via web ou aplicativos. Pensando nisso, o Instagram anunciou nesta terça-feira (1º) que vai lançar uma “experiência mais fácil” de compras aos consumidores.

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No anúncio oficial, o Instagram afirmou que, a partir da próxima semana, vai testar uma ferramenta para que as pessoas possam saber mais sobre os itens que visualizam nas publicações realizadas no aplicativo.

Segundo a empresa afirmou, a maioria das experiências de compras realizadas hoje não permite que os consumidores tenham mais informações sobre os produtos, nem dá a oportunidade de que considerem a ideia. Contudo, em uma pesquisa interna realizada pelo Insta, descobriram que a vasta maioria das compras leva um dia ou mais, sendo que apenas 21% delas são feitas dentro um dia.

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“Sabendo que nossos usuários são abertos a pesquisar na plataforma e que levam tempo para melhor entender um produto em que estão interessados, esse teste poderá dar à nossa comunidade passos importantes ao longo de sua jornada de consumo antes de fazer a compra, de fato”, afirmou a empresa.

A fim de testar a nova experiência, foram escolhidas 20 marcas do varejo norte-americano, incluindo Kate Spade, JackThreads e Warby Parker, que vão compartilhar mensagens com maior profundidade, facilitando o entendimento dos potenciais clientes com informações que permitam que as pessoas avaliem, conheçam e considerem os produtos/serviços que lhes interessam.

Nas publicações de teste, haverá um ícone clícavel no canto inferior esquerdo da foto que, quando tocado, abrirá diversos produtos com seus preços. Uma vez que alguma opção for selecionada, uma versão detalhada daquele produto vai abrir. A ideia é que o consumidor possa pesquisar tudo sem sair do aplicativo, já que, com a nova funcionalidade, o cliente chegaria ao site da empresa, podendo comprar o que quiser de maneira mais prática.

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Durante a fase inicial de aplicação da ferramenta, portanto, apenas uma parte dos usuários (com mobile iOS nos Estados Unidos) terá contato com a mudança. A ideia é ter um primeiro feedback para entender melhor o comportamento de compras pelo aplicativo. “Queremos entender como entregar a experiência de compras mais transparente aos consumidores e às empresas no Instagram ”, disse a empresa.

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