Tamanho do texto

Programa permite visualizar o saldo disponível e os créditos que ainda serão liberados em uma interface bem organizada e sem propagandas

Brasil Econômico

Aplicativo ajuda na gestão e transferência de créditos da Nota Fiscal Paulista
Reprodução
Aplicativo ajuda na gestão e transferência de créditos da Nota Fiscal Paulista

Criada em 2007 a Nota Fiscal Paulista é um programa de estimulo à cidadania fiscal no Estado de São Paulo e exige que as empresas de comércio e serviços ofereçam o comprovante ao consumidor no ato da compra. Para que os consumidores aderissem a Nota Fiscal Paulista, uma das medidas do governo foi reverter o valor das notas em bônus e prêmios. 

+ Quanto dinheiro o Facebook ganha com você (e como isso acontece)

Quem tem cadastro ativo no sistema governo de São Paulo e sempre solicitar o documento revertem os créditos acumulados na Nota Fiscal Paulista com os cupons fiscais, para ter desconto no pagamento do IPVA e até pode ter o valor depositado em sua conta corrente ou poupança. 

Em alguns produtos específicos o valor do crédito acumulado é maior, então sempre peça nota paulista na compra de brinquedos, sapatos, roupas, artigos de couro, pois são categorias com alíquota elevada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Também tem retorno relativamente alto, a compra de refeições.

Uma das grandes questões a se preocupar com a Nota Fiscal Paulista é sobre as datas para solicitação do crédito acumulado na conta ou para utilizá-los para o pagamento de tributos. Por exemplo, os proprietários de veículos que estão cadastrados e que tinham a intenção de abater o valor do IPVA com os créditos acumulados tinham de solicitar, pelo site da Nota Fiscal Paulista, e fazer a transferência.

+ Eleições presidenciais dos EUA receberam 75 milhões de menções no Twitter

O governo não disponibiliza ferramentas de consulta mobile com um aplicativo, apenas por meio do site, mas já está disponível no mercado app que promete ajudar na gestão dos créditos da Nota Fiscal Paulista.

App de gestão

Desenvolvido de forma independente ao sistema do Governo do Estado de São Paulo, o aplicativo "Créditos Nota Fiscal Paulista" simplifica a consulta do saldo disponível para saque. Para começar a usar o programa, disponível para Android, iOS e Windows Phone, basta inserir um CPF válido e uma senha. Os dados são usados para acessar informações privadas no aplicativo.

Na página principal, é possível visualizar de forma resumida o saldo disponível e os créditos que ainda serão liberados em cada mês, em uma plataforma bem organizada e sem propagandas. A plataforma também permite transferir os valores disponíveis para a sua conta bancária. O serviço conta com opções de saque manual, que libera parte do valor quando o usuário desejar, ou automático, que realiza a transferência sempre que o saldo disponível for superior a R$ 25.

Para evitar resgates indevidos, o aplicativo permite somente à transferência dos créditos da Nota Fiscal Paulista para contas bancárias vinculadas ao mesmo CPF da conta cadastrada. Assim, é impossível efetuar saques ou transferências para terceiros. Além disso, todos os dados são criptografados, usando os mesmos padrões de segurança bancária disponíveis atualmente.

+ Dez vezes em que a internet deu as melhores (e mais hilárias) sugestões de apps

    Leia tudo sobre: Aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.