Super Mario da vida real? Programador recria jogo em realidade aumentada

Desenvolvedor criou fase de clássico da Nintendo usando o HoloLens, óculos de realidade aumentada da Microsoft; jogo não será lançado oficialmente

Você provavelmente se divertiu muito com jogos da franquia Super Mario Bros, certo? Mas, com certeza, ainda não experimentou ser o personagem principal do game. Esta foi a proposta do programador Abhisek Singh, que desenvolveu uma versão não-oficial do jogo para o HoloLens , dispositivo de realidade aumentada da Microsoft, após a empresa liberar o aparelho para a realização de testes de profissionais da área.

Leia também: Harry Potter completa 20 anos e Facebook cria animação especial para fãs

Em entrevista ao site "CNET", Singh disse que a ideia de criar uma versão de Super Mario Bros  para realidade aumentada surgiu quando ele estava aprendendo a programar para o dispositivo da Microsoft. A partir daí, o programador criou uma fase do game para ser jogada em uma pista do Central Park, em Nova Iorque, e publicou o resultado na internet. Logo na descrição, o desenvolvedor adianta: "Este vídeo foi gravado inteiramente com o HoloLens sem nenhuma pós-produção".

Versão de Super Mario Bros em realidade aumentada não pode ser lançada no mercado por conta dos direitos da Nintendo
Foto: Reprodução
Versão de Super Mario Bros em realidade aumentada não pode ser lançada no mercado por conta dos direitos da Nintendo

Leia também: Como aumentar o sinal Wi-Fi e melhorar a internet na sua televisão?

Em uma semana, o vídeo com o Singh testando a fase do jogo com uma fantasia de Mario ultrapassou a marca de 600 mil visualizações. O game conta com os principais elementos presentes nas versões convencionais do jogo, como cogumelos, canos e tijolos com que o personagem precisa interagir.

Para desenvolver seu projeto, Singh utilizou o Unity 3D, um software de desenvolvimento de games. "Também tive que modelar todos os elementos do jogo e repensar a experiência de uma perspectiva de um mundo real", explica. O programador afirma que a parte mais difícil do projeto foi adaptar o jogo a uma área ao ar livre, já que o dispositivo da Microsoft não foi exatamente criado para jogos com uma atividade física tão grande.

Leia também: Conheça três recursos que vão facilitar o uso do YouTube no smartphone

Por conta dos direitos autorais pertencentes à Nintendo, o jogo não pode ser lançado para mais usuários. No entanto, durante a entrevista, o programador afirmou que está analisando uma forma de compartilhar o código do jogo com outros programadores. Confira abaixo o vídeo da fase de Super Mario Bros em realidade aumentada criado por Singh: