YouTube começa a testar controle de velocidade dos vídeos no aplicativo

Imagens divulgadas até o momento indicam que usuário poderá acelerar vídeo em até duas vezes o tempo padrão ou reduzir a um quarto do comum

YouTube ainda não anunciou quando recurso de controle de velocidade chegará aos smartphones
Foto: shutterstock
YouTube ainda não anunciou quando recurso de controle de velocidade chegará aos smartphones

Um dos recursos mais esperados para o aplicativo do YouTube começou a ser testado pelo Google nesta semana. Trata-se da função que permite controlar a velocidade de reprodução dos vídeos. 

Leia também: YouTube deve ganhar pesquisa de vídeos por localização

Esta nova função, que em breve deve estar disponível para o aplicativo do YouTube , pode ser útil em diversas situações. No caso de tutoriais, por exemplo, às vezes não há a necessidade de reprodução do vídeo em velocidade padrão. Com o recurso, o usuário pode acelelar o conteúdo e obter o mesmo entendimento. 

A função não é totalmente nova, pois já estava disponível para desktops há algum tempo. Entretanto, quem assiste a maior parte dos vídeos por meio de smartphones ou tablets ainda não tinha acesso ao recurso nestes dispositivos. 

De acordo com imagens divulgadas até agora, o aplicativo permitirá que a velocidade seja regulada pelo usuário de formas diferentes. Será possível, por exemplo, acelerar um vídeo a até duas vezes seu tempo padrão. Além disso, quem estiver usando a nova função também poderá reduzir a velocidade de reprodução a até um quarto do tempo padrão.

Leia também: YouTube é acessado por 95% dos usuários de internet no Brasil

Se você não quer esperar até o recurso ficar disponível para smartphones e já pretende controlar a velocidade dos vídeos no computador, basta clicar no ícone de engrenagem quando estiver assistindo a algum conteúdo do site. Depois disso, selecione a opção "velocidade do vídeo" e escolha a melhor opção.

Chat

Além de ter começado a testar o controle da velocidade, a empresa também deu início ao chat dentro do aplicativo na última segunda-feira (8). Agora, quando o usuário quiser compartilhar um vídeo com um amigo, basta clicar em um botão para enviar o conteúdo em uma janela de bate-papo, que, claro, também permite conversas por texto.

Leia também: Google decide transformar YouTube Red e Play Music em um único serviço

Com uma interface muito a do Allo, aplicativo de mensagens instantâneas do Google , a nova ferramenta do YouTube também permite conversas em grupo. O chat ainda tem suporte para emojis e permite a inclusão de novos vídeos posteriores ao início da conversa.