Conheça o Watch, a plataforma do Facebook para competir com YouTube e Netflix

Plataforma oferecerá programas e transmissões de esportes em dispositivos móveis, computadores e TVs; usuários também poderão ganhar dinheiro

Watch será disponibilizado nas principais plataformas do Facebook, incluindo as smart TVs
Foto: Divulgação
Watch será disponibilizado nas principais plataformas do Facebook, incluindo as smart TVs

Leia também: Saiba como o Facebook se tornou a maior rede social do mundo em uma década

Apesar da novidade, a maioria dos usuários não tem acesso ao Watch . Segundo o Facebook, inicialmente, um grupo limitado de pessoas nos Estados Unidos conseguirão visualizar os vídeos. De olho em parte da verba publicitária destinada à televisão, a rede social investe em uma série de programas. Entre eles, o Kitchen Little, em que crianças assistem a um vídeo de uma receita e devem ensinar a chefs profissionais sobre como fazê-la. O prato, no entanto, nem sempre se sai como o esperado.

Foto: Divulgação
Watch aproveita as reações do Facebook para destacar os programas que mais fazem as pessoas rirem, por exemplo

Leia também: Réplica de camiseta cinza de Mark Zuckerberg é vendida por "apenas" R$ 150

Para ajudar os usuários a se organizarem, a plataforma conta com o Watchlist, um recurso que exibe os últimos episódios dos programas que você segue e o que foi salvo para assistir depois. Além disso, a descoberta de novos programas será organizada de acordo com o que seus amigos e a comunidade estão assistindo. Assim, é possível encontrar os programas nas seções "Mais comentados" e "O que amigos estão asisstindo".

Também é possível pesquisar somente "O que está fazendo as pessoas rirem". Neste caso, a plataforma seleciona os episódios que receberam o maior número de reações "Haha". "Aprendemos com o Facebook Live que os comentários e as reações de pessoas a um vídeo são muitas vezes tão parte da experiência quanto o próprio vídeo", disse Daniel Danker, diretor de produto no Facebook.

"Então, quando você assistir a um programa, você poderá ver comentários e se conectar com amigos e outros espectadores enquanto assiste, ou participar de um grupo no Facebook dedicado ao programa", completa. Com sua nova seção de vídeos originais, a rede social deverá competir com o YouTube e a Netflix. No primeiro caso, por conta dos programas de curta duração. No segundo, por meio de séries maiores e com maior orçamento.

Segundo reportagem da "Bloomberg", os programas de menor duração, isto é, entre 5 e 10 minutos, serão produzidos em parceria com empresas como BuzzFed, Vox Media, ATTN e Group Nine Media. Neste caso, as empresas precisam repassar 45% de seu retorno com publicidade para o Facebook. No caso dos programas maiores, o custo e a receita publicitária fica com a rede social.

Foto: Divulgação
Em smartphones, Watch ocupará nova aba no aplicativo do Facebook; usuários poderão salvar episódios para assistir depois

Leia também: Saiba como encontrar internet Wi-Fi com a ajuda do aplicativo do Facebook

Outra semelhança com o YouTube é a possibilidade dos próprios usuários se tornarem criadores de conteúdo e ganharem dinheiro com a plataforma. De acordo com o anúncio, a nova seção de streaming é um meio para produtores encontrarem audiência, criarem uma comunidade de fãs e ganharem dinheiro por seu trabalho. "Esperamos que o Watch seja a casa de um grande número de programas – de reality shows e comédias até esportes ao vivo", disse, em seu perfil, Mark Zuckeberg, CEO e fundador do Facebook.