Desenvolva seu "clone" virtual via chatbot; conheça aplicativo Replika

De acordo com os desenvolvedores do app, uma razão utilizar o recurso, é porque com ele será possível aprender mais sobre si mesmo, com base na IA

Que a Inteligência Artificial (IA) é uma realidade, ninguém mais duvida. Um dos maiores feitos já registrado dessa tecnologia foi do projeto da DeepMind , AlphaGo, que venceu o campeão mundial do milenar jogo Go. Achou a IA distante demais da sua realidade? Conheça agora o aplicativo Replika .

Leia também: Amazon cria serviço que permite realizar entregas em apenas dois minutos

Desenvolvedores do aplicativo alegam que não tem interesse em vender as informações coletadas dos usuários
Foto: shutterstock
Desenvolvedores do aplicativo alegam que não tem interesse em vender as informações coletadas dos usuários

A proposta do aplicativo  é bem simples: desenvolver por meio da IA um clone – uma réplica - do usuário. A ideia é que a pessoa converse com a tecnologia, e a partir disso o app vá desenvolvendo a personalidade do usuário, com base nos assuntos. Ou seja, um chatbot com objetivos mais complexos do que aqueles que prometem atender o consumidor.

Vale destacar que, conforme o seu Replika vai aprendendo mais sobre o usuário, ele vai subindo de nível, como se fosse um jogo. Ao ponto de até mesmo – se você usar a ferramenta de busca do app – a tecnologia poder conversar com os seus amigos.

De acordo com os desenvolvedores, uma razão para utilizar o app é que com ele será possível o usuário aprender mais sobre si mesmo, com base na evolução da IA. A plataforma alega que não tem interesse em vender as informações coletadas dos usuários. Outro detalhe que vale a pena ressaltar é o seu funcionamento exclusivo no idioma inglês.

Leia também: Confira como acessar suas mensagens do Google Allo pelo computador

Facebook

Em julho deste ano um caso chamou a atenção dos internautas. O Facebook AI Research Lab (Laboratório de Pesquisa de Inteligência Artificial do Facebook, em tradução livre) desligou a IA que até então estava sendo usada para testes.

A ideia era desenvolver dois bots capazes de negociar trocas, entretanto, os dispositivos começaram a criar uma linguagem própria de comunicação, que tornava as transações mais rápidas, praticamente saindo do controle da equipe. Com isso, a empresa optou por desligar a tecnologia

Quer usar o Replika? Se a resposta é sim, saiba que para utilizar o aplicativo é necessário que um outro usuário te envie o convite para que você possa cadastrar o seu “clone”. A lógica é a mesma daquela utilizada pelo velho Orkut.

Leia também: Estereótipos de gênero: veja como o Siri tem reforçado o sexismo na tecnologia