Brasil Econômico

undefined
Divulgação

WhatsApp Business ajudará clientes a se comunicarem com empresas verificadas

Depois de diversos boatos indicando o desenvolvimento de uma versão própria para empresas, o WhatsApp finalmente oficializou o objetivo oferecer soluções para negócios. Em comunicado, os responsáveis pelo app consideraram "rudimentar" a forma como pequenas empresas usam o mensageiro para se comunicar com seus clientes. Afinal, o objetivo principal do programa é conectar os usuários com amigos e não com empresas.

Leia também: Saiba como visualizar o Status de um contato do WhatsApp pelo computador

Entre os problemas apontados atualmente, estão a necessidade de se conectar com centenas de clientas com somente um smartphone e a incerteza dos clientes em relação à autenticidade do contato. Pensando nisso, o aplicativo testará, nos próximos meses, formas para as empresas informarem os clientes sobre horários de voos, confirmações de entregas, entre outros. Para enviar as mensagens, tanto pequenos negócios, quanto companhias maiores precisarão utilizar o WhatsApp Business .

Leia também: Confira cinco curiosidades sobre a criptografia usada pelo WhatsApp

"O WhatsApp simplificou a comunicação para as pessoas no mundo todo. Agora, queremos aplicar a mesma abordagem ao levar negócios ao WhatsApp de maneira que crie valor para as pessoas. Estamos entusiasmados em tornar possível conectar pessoas à empresas de maneira rápida e pessoal", diz Matt Idema, diretor de operações do aplicativo. Ainda sem data de previsão exata de lançamento no Brasil, algumas empresas já estão participando dos testes.

Uma delas é o Itaú Unibanco , que iniciará os testes com clientes Personnalité Digital, e deverá expandir o serviço de forma gradativa. Primeira instituição financeira a participar do projeto, o banco permitirá que clientes entrem em contato com os gerentes de suas contas. De acordo com o Itaú, a ideia é oferecer rapidamente a maior oferta de serviços possíveis aos seus clientes. O envio de notificações e alertas, por exemplo, são opções que também estão sendo estudadas.

Leia também: Novo golpe no WhatsApp promete internet grátis em troca dos seus dados

"Estarmos sempre presentes na vida do cliente, na forma e no momento em que ele tiver necessidade, é um ideal que buscamos. O desenvolvimento de uma solução como esta será crucial para tangibilizarmos esse objetivo", diz Luis Cunha, diretor executivo do Itaú Unibanco. Segundo o banco, o desenvolvimento de sua ferramenta para o WhatsApp envolve mais de 50 colaboradores de áreas como atendimento, design, marketing e tecnologia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!