Facebook poderá pedir selfie para confirmar que usuários não são robôs

Em teste realizados com alguns usuários, rede social afirma que foto enviada para comprovar veracidade de uma conta é excluída logo após verificação

O Facebook poderá solicitar, em breve, que os usuários enviem selfies ao utilizaram o plataforma em dispositivos móveis para comprovarem que não são robôs. Segundo relatos de pessoas que já visualizaram o texto, a rede social pede uma imagem do rosto de quem está acessando a conta. O pedido funciona como um captcha, código geralmente exibido em uma imagem que ajuda a impedir a atividade de robôs em uma página.

Leia também: WhatsApp apresenta problemas para parte dos usuários no Brasil

Uma imagem do teste realizado pelo Facebook foi divulgado na terça-feira (28) por um usuário no Twitter. "Por favor, envie uma foto sua que mostre seu rosto. Nós a verificaremos e depois a deletaremos permanentemente de nossos servidores", afirma o comunicado. Ao site "Wired", a plataforma afirmou que este é apenas um dos métodos utilizados para detectar uma atividade inadequada dos usuários.

Para evitar robôs, sistema testado pelo Facebook visa identificar contas que tenham uma atividade suspeita
Foto: shutterstock
Para evitar robôs, sistema testado pelo Facebook visa identificar contas que tenham uma atividade suspeita

Leia também: Google lança aplicativo que ajuda usuários a monitorar uso de dados móveis

Entre as ações que chamam a atenção do sistema é a mudança rápida do local de publicação em uma conta. Se um usuário costuma postar fotos no Brasil e poucos minutos depois realiza um novo post nos Estados Unidos, por exemplo, a rede social poderá uma foto para comprovar a veracidade da conta. Para afirmar que uma conta realmente é utilizada por um ser humano, o Facebook busca identificar se a foto é única.

Leia também: Apple registra patente e indica que futuro iPhone poderá ser dobrável

A rede social, no entanto, não deu mais detalhes sobre o funcionamento para proteger seu sistema. O recurso de reconhecimento facial tem se tornado uma realidade entre as gigantes da tecnologia. Além do Facebook, a Apple lançou recentemente um sistema de segurança voltado para as novas gerações do iPhone.

Confira o teste de segurança realizado pelo Facebook: