Amazon desativa YouTube do Fire TV antes do tempo previsto pelo Google

Após disputa judicial, dispositivos da Amazon já perderam acesso ao aplicativo do YouTube, mas site ainda pode ser acessado por navegadores

YouTube tem gerado embate entre Amazon e Google desde setembro, quando aplicativo foi removido do Echo Show
Foto: shutterstock
YouTube tem gerado embate entre Amazon e Google desde setembro, quando aplicativo foi removido do Echo Show

Parece que a disputa entre Google e Amazon será levada para 2018. Após uma disputa judicial, a gigante das buscas retirou o YouTube da Fire TV, ainda mais cedo do que havia sido avisado pela empresa anteriormente. A situação gerou muita reclamação dos usuários do Twitter e do Reddit.

Leia também: YouTube divulga lista com os vídeos mais assistidos de 2017; confira

Segundo informações do site TechCrunch, a situação teve início quando a Amazon optou por criar uma versão própria do YouTube e adicionar os navegadores Silk e Firefox nas televisões da marca, com a intenção de que os usuários continuassem acessando o site por meio destes dispositivos. 

Ao ser questionada sobre o assunto, a Amazon não deu a entender que ess solução seria temporária. Um porta-voz da empresa se limitou a dizer que a plataforma de vídeos "e milhões de outros sites estão acessíveis ao usar um navegador web como o Firefox ou o Silk na FireTV”.

Se você é um sortudo usuário do Fire TV que ainda tem acesso à plataforma de vídeos do Google, saiba que não vai durar muito tempo. Afinal, caso o Google cumpra a promessa, o aplicativo será desativado por completo a partir do dia 1º de janeiro. 

Leia também: YouTube exclui mais de 150 mil vídeos de crianças com comentários pedófilos

A disputa

Toda a disputa entre Amazon e Google teve início em setembro, quando a empresa já parou de entregar suporte ao Echo Show. Na época, a gigante das buscas alegou que a experiência do usuário que o aparelho não era satisfatória.  

"A implementação pela  Amazon  do YouTube no Echo Show viola nossos termos de serviço, criando uma experiência de usuário ruim. Esperamos poder chegar a um acordo e resolver esses problemas em breve", disse a empresa.

Leia também: YouTube anuncia lançamento de recurso similar ao Snapchat

Já no início de dezembro, o Google anunciou impediria o acesso também por meio do Fire TV,. Neste caso, a justificativa da gigante é que a empresa se recusou a fazer uma parceria para desenvolver um aplicativo do YouTube e preferiu seguir usando uma espécie de "hack" para uso dos consumidores.