Por privacidade, grupos fechados do Facebook não exibirão a relação de membros

A mudança aconteceu após um grupo de mulheres portadoras do gene BRCA – mutação que aumenta o risco de desenvolver câncer de mama – descobrir que outras pessoas podiam acessar a lista de participantes do grupo

Os conteúdos postados nos grupos fechados do Facebook nunca ficaram abertos para terceiros
Foto: shutterstock
Os conteúdos postados nos grupos fechados do Facebook nunca ficaram abertos para terceiros

Grupos fechados do Facebook não exibem mais a lista de membros para terceiros a partir de agora. E embora a mudança inclua uma pauta intensamente debatida nos últimos tempos, da política de privacidade da empresa, a rede social não se pronunciou publicamente sobre a nova configuração.

Leia também: Atualização do Facebook vai permitir aos usuários bloquear assuntos indesejados

De acordo com o portal internacional The Verge , a medida de privacidade só aconteceu após um grupo composto por mulheres portadoras do gene BRCA – mutação que aumenta o risco de desenvolver câncer de mama – descobrir que outras pessoas podiam acessar a lista de participantes do BRCA Sisterhood . Assim como os outros grupos fechados do Facebook , os conteúdos postados nesse não eram acessíveis a terceiros.

A descoberta aconteceu após uma das integrantes do grupo encontrar, em uma extensão do Google Chrome, a possibilidade de fazer o download de dados do grupo de apoio do Facebook , incluindo a lista de participantes em questão de minutos.

Embora a extensão tenha chamado a atenção, a participação de grupos fechados é visível no Facebook há anos, diferente dos grupos chamados de “secretos”, que impossibilitam que terceiros vejam o conteúdo ali postado ou sequer localizem a comunidade na rede social.

Você viu?

Leia também: Messenger lança canal de denúncias para vítimas de assédio no aplicativo

Conteúdos postados nos grupos fechados do Facebook

Em entrevista ao site CNBC , uma das moderadoras do grupo, Andrea Downing, explicou que não usou a configuração de privacidade mais restritiva da rede social, a “secreta”, porque isso tornaria o grupo invisível para as pessoas que o pesquisavam no Facebook.

“As mulheres que entram no grupo BRCA Sisterhood estão lidando frequentemente com questões privadas que as fazem sentirem-se vulneráveis, e as mídias sociais ofereceram uma maneira convidativa de compartilharem suas histórias intimamente com outras mulheres que vivenciam as mesmas preocupações”, aponta.

Downing ainda diz que a privacidade sempre foi a prioridade para a comunidade, uma vez que, além da sensibilidade da causa do grupo, algumas integrantes não querem que outras pessoas saibam de suas respectivas condições médicas. Além disso, a moderadora afirmou que algumas participantes da página postam fotos de procedimentos cirúrgicos da mastectomia preventiva – retirada do seio antes do diagnóstico do câncer – para compartilhar suas histórias particulares.

Leia também: 'Talvez custe vidas': comunicado do Facebook é divulgado e constrange empresa

Grupos abertos no Facebook

Sendo assim, diferente dos grupos fechados do Facebook , somente os chamados grupos abertos têm sua lista de membros e conteúdos abertos para terceiros. Vale destacar que não houve mudanças nas configurações de privacidade nos grupos secretos da rede social.