Após protagonizar "desafio Bird Box", YouTube proíbe vídeos perigosos

Desafio consiste em fazer atividades cotidianas com os olhos vendados, como cozinhar ou dirigir, expondo os usuários a grandes riscos. Confira

Depois de provas perigosas viralizarem, como o desafio Bird Box, o YouTube proibiu esse tipo de vídeo
Foto: Reprodução YouTube
Depois de provas perigosas viralizarem, como o desafio Bird Box, o YouTube proibiu esse tipo de vídeo





O YouTube proibiu a postagem de vídeos que contenham pegadinhas perigosas em sua plataforma. A decisão aconteceu após uma série de publicações colocarem em risco a vida dos usuários, como o mais recente desafio Bird Box.

Leia também: Ovo bate recorde de Kylie Jenner e se torna foto mais curtida do Instagram

Inspirado no filme que foi sucesso na Netflix e atingiu, em pouco mais de um mês, a marca de 45 milhões de assistidos, o desafio Bird Box viralizou na internet entre o fim de 2018 e o começo de 2019. A "brincadeira" consiste em filmar pessoas realizando atividades diárias, como varrendo a casa, cozinhando ou até mesmo dirindo, de olhos vendados, igual aos protagonistas do longa.

Entre os vídeos postados na plataforma, alguns chegaram a deixar mortos e feridos. Um dos casos aconteceu na última sexta-feira (11), quando uma adolescente de 17 anos  bateu o carro enquanto realizava um dos desafios .

Ela dirigiu de olhos vendados com um passageiro no banco do motorista pelas ruas de Layton, em Utah, nos Estados Unidos. No Twitter, a polícia da região publicou fotos do acidente. "Desafio Bird Box enquanto dirige... resultado previsível", escreveu a conta. "Isso aconteceu na segunda-feira, como resultado de dirigir com os olhos estão cobertos. Por sorte, não há feridos", diz a publicação.


Você viu?




Leia também: Patinetes elétricos: já tentou? Veja quais são os tipos e saiba como alugar um

Em resposta aos vídeos perigosos, o YouTube  informou que esse tipo de material "não tem espaço" dentro de sua plataforma. Em uma mensagem adicionada à lista de perguntas e respostas frequentes do site, o YouTube diz que é palco de "várias brincadeiras e desafios virais" e que, por isso, existem políticas para garantir "que o que é engraçado não cruze a linha para se tornar, também, perigoso e prejudicial".

De acordo com a empresa, não serão mais aceitous "desafios ou pegadinhas que apresentem perigo visível de dano sério".

Netflix responde ao desafio Bird Box


Além do YouTube, a Netflix também presicou se posicionar sobre o desafio depois que os vídeos se tornaram virais. A plataforma de streaming emitiu um alerta no Twitter agradecendo pelo "carinho pelo filme" mas pedindo que as pessoas não parassem "no hospital por causa de memes". 

Leia também: Leia também: Criança autista ganha 'Netflix personalizada' de internauta, após sofrer crises 

"Não acredito que eu preciso dizer isso, mas: POR FAVOR, NÃO SE MACHUQUEM COM ESSE DESAFIO BIRD BOX . Não sabemos como isso começou, e nós adoramos o carinho pelo filme, mas Menino e Menina [personagens do filme] têm só um desejo para 2019: não parem no hospital por causa de memes", escreveu.