Conheça o TikTok, aplicativo que bateu o WhatsApp em número de downloads

O TikTok bateu o WhatsApp e se tornou o aplicativo mais baixado mundialmente em agosto, tanto no Android como no iOS

Foto: shutterstock
TikTok bate recorde de downloads e supera WhatsApp.


O TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo em agosto, segundo dados da Sensor Tower. O aplicativo chinês ficou em primeiro lugar tanto no sistema Android quanto no iOS , desbancando não só o WhatsApp , mas também redes sociais como Instagram e YouTube

Durante o mês de agosto, o app foi baixado mais de 63 milhões de vezes, e boa parte desses downloads veio do mesmo lugar. O mercado indiano foi o responsável por 44% dos downloads do TikTok realizados no mês passado. Em julho, o posto de primeiro lugar tinha sido do FaceApp , que altera o resto de pessoas e fez sucesso ao prever como todo mundo ficaria na terceira idade.

Leia também: Procon-SP notifica FaceApp para apurar coleta de dados potencialmente abusiva

Diferentemente do FaceApp , o TikTok não é um aplicativo viral apenas no momento e que, depois, não deve seguir aparecendo nos rankings dos mais baixados. Pelo contrário, o aplicativo chinês vem consolidando cada vez mais seu sucesso, sobretudo entre o público mais jovem

O que é o TikTok?

O TikTok é uma rede social chinesa na qual as pessoas compartilham vídeos curtos , de até 15 segundos - parecida com o finado Vine . O aplicativo é sucesso, sobretudo, para o público infanto juvenil, que se diverte com os desafios sugeridos pela plataforma. O TikTok surgiu, em primeiro momento, como uma ferramenta para fazer dublagens divertidas , como o Dubsmash , mas acabou se tornando mais do que isso. Hoje, dá para encontrar de tudo, desde vídeos das pessoas dançando até comediantes, passando por receitas e tutoriais. 


A rede social foi lançada em 2016 e ganhou muita força no mercado asiático. Mas, por aqui, o sucesso do TikTok já existia antes mesmo dele ser lançado. Em 2014, o mundo recebeu o lançamento do aplicativo musical.ly , que fez muito sucesso sobretudo entre europeus e americanos. E aqui no Brasil não foi diferente. Em janeiro de 2017, o musical.ly já tinha mais de 7,5 milhões de usuários brasileiros e, em agosto do mesmo ano, o Brasil já era o segundo maior mercado do aplicativo. 

Leia também: Google e Apple barram downloads do aplicativo TikTok, ex-Musical.ly, na Índia

2017 também foi o ano em que as histórias de musical.ly e TikTok se cruzaram. No final do ano, a empresa chinesa Bytedance , dona do TikTok, comprou o musical.ly por US$1 bilhão. Em agosto de 2018, a companhia decidiu fazer uma fusão entre os dois aplicativos , transformando tudo em TikTok e encerrando o funcionamento do musical.ly. 

De lá para cá, o  TikTok segue crescendo em todo o mundo, batendo vários recordes em números de downloads. Aqui no Brasil, o sucesso se deve, sobretudo, por conta desse passado com o musical.ly.