8 aplicativos Android que todo idoso deveria ter no smartphone

Aplicativos foram desenvolvidos para facilitar a vida e fomentar a inclusão digital de idosos; 92% deles possuem smartphones, afirma pesquisa

92% da população idosa já tem seu próprio smatphone
Foto: shutterstock
92% da população idosa já tem seu próprio smatphone

Cada dia mais antenado nas novidades digitais, o público da terceira idade tem atraído produtos e serviços de tecnologia voltados para a sua necessidade. 

Não é pra menos, já que a pesquisa Tsunami Prateado, conduzido pela Pipe.Social e Hype60+ com mais de 2,2 mil pessoas mostrou que 92% dos idosos possuem smartphone. O índice é de 51% entre os de 75 anos e mais e de 96% entre os com até 64 anos.

Por isso, no dia do idoso, comemorado nesta terça-feira (1), selecionamos 8 aplicativos Android desenvolvido para facilitar a vida, o acesso e até a inclusão digital de idosos e idosas. 


Idoso Ativo

Foto: Captura de tela
O Idoso Ativo é bom para quem quer se exercitar.


Traz um programa de exercícios funcionais elaborado por fisioterapeutas para o público da terceira idade. Pode ser baixado neste link .

Teclado para idosos

Foto: Captura de tela
Com letras maiores, o teclado facilita a visualização.


O aplicativo instala teclados com letras de tamanho diferentes para facilitar a leitura de quem tem pouca visão. As opções permitem que o teclado ocupe até mais da metade da tela do smartphone e inclui letras, números e emojis. Disponível aqui .

Localizador familiar GPS móvel - Safe365

Foto: Captura de tela
O app informa a localização do idoso para os parentes.


Indicado para pessoas que moram sozinhas e precisam de cuidados. O aplicativo informa a localização do idoso ou criança para familiares que estão distantes.

As duas partes precisam conssentir na divulgação da localização para funcionar. A ferramenta também informa sobre condições físicas e tem botão de emergência.  Link para instalar

Pressão Arterial(BP Watch)

Foto: Captura de tela
O aplicativo permite guardar registros sobre a pressão arterial.


Você viu?

Armazena os dados de pressão arterial, gera relatórios, histórico e permite anotações para futuras referências. É gratuito e pode ser acessado aqui .

Senior Safety Phone

Foto: Captura de tela
Ícones maiores para uma melhor visualização.


Altera a interface do smartphone para uma mais amigável e com ícones maiores. Pode incluir qualquer aplicativo na interface própria e salvar contatos.

Inclui gerenciamento de medicamentos e agenda de médicos. Link para baixar  aqui

iDosos

Foto: Captura de tela
O aplicativo traz tutoriais sobre o smartphone.


Ensina as funções básicas de um smartphone por meio de tutoriais interativos. Como atender e realizar ligções, como editar a agenda de contatos, configurar alarmes e despertador.

Os tutoriais vêm acompanhados de áudios narrativos. Disponível  aqui

Lembrete de remédios Medisafe

Foto: Captura de tela
Um bom aplicativo para agendar os horários dos remédios.


Aplicativo simples e gratuito para gerenciar horários de remédios e agenda de médicos. Permite compartilhar o cronograma de remédios com outras pessoas, gerencia estoque de remédios e monitora medidas como pressão arterial. Faça o download neste link .

CPqD Facilita

Foto: Captura de tela
Ideal para idosos com baixa capacidade de visão.


Oferece interface amigável para idosos ou pessoas com baixa capacidade de visão. Oferece ícones grandes, fáceis de encontrar e utilizar. Todos as ações são acompanhadas por descrição por voz, com opção de voz masculina ou feminina. Link para baixar .