3.000 aparelhos de TV de graça na Black Friday? Cuidado com golpe no WhatsApp

Mensagem no aplicativo oferece suposta promoção do Magazine Luíza com 3.000 aparelhos de TV de 50 polegadas de graça por causa da Black Friday; trata-se de mais um golpe segundo site de conferência

Foto: shutterstock
Golpes no WhatsApp se proliferam durante período da Black Friday

Novembro traz muitas promoções na internet em função da  Black Friday que no Brasil dura o mês inteiro. Mas também traz muitos golpes. Neste domingo (17) circulou no Whastsapp uma suposta promoção do Magazine Luíza que estaria distribuindo 3.000 aparelhos de TV de 50 polegadas.

"A Magazine Luíza está distribuindo 3.000 TV,s de 50'grátis para celebrar a chegada da BlackFriday", diz a mensagem.

Foto: REPRODUÇÃO/WHATSAPP
Página divulgada pelo WhatsApp promete televisão de graça

Promoção falsa no WhatsApp: Melissa não está dando sandálias grátis

  Quem clica no link é apresentado a três perguntas. Depois de responder as perguntas "Você já comprou no Magazine Luíza?", "Qual a sua idade?" e "Você mora no Brasil?", a página afirma que "você está qualificado para obter 1 TV de 50' Samsung grátis".

Para isso é necessário compartilhar a promoção com 20 amigos no WhatsApp e preencher dados pessoais como e endereço. "Você receberá sua TV no prazo de 3 dias", diz o site.

Criminosos clonam WhatsApp com facilidade; saiba como evitar

Segundo o site de conferência de informações Boatos.org relata que o golpe não é novo. Em uma publicação da última quinta-feira, o Boatos.org afirma que identificou o mesmo golpe, porém envolvendo uma página do Facebook.

Nas últimas semanas, outras empresas, além do Magazine Luíza foram envolvidas em promoções similares: Adidas, Melissa, Havan e Tramontina são algumas delas. 

Dicas para não cair

Especialistas de segurança na internet orientam a desconfiar de promoções muito boas, principalmente, produtos distribuídos gratuitamente. 

Conheça 6 golpes que podem te fazer perder dinheiro e saiba como evitá-los

Em caso de dúvida, é melhor entrar na página oficial da empresa ou mesmo ligar para o serviço de atendimento ao consumidor para confirmar se a promoção é verdadeira.

Conferir o link da promoção também é importante. Desconfie de endereços diferentes do oficial da loja ou e-commerce. E em caso de dúvidas é melhor não clicar.