Google negocia remuneração para sites de notícias por uso de seu conteúdo

Apesar de direcionar enorme quantidade de usuários para os sites com sua plataforma, Google nunca remunerou produtores do conteúdo

O Google está em contato com jornais e agências para regulamentar o pagamento de uma taxa de licenciamento pelo conteúdo de notícias em sua plataforma. A informação vem do Wall Street Journal , que conversou com pessoas do setor, que confirmaram que as negociações estão avançadas.

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A maioria das conversas está acontecendo fora dos Estados Unidos , especialmente na França e em outros países da Europa . A decisão segue uma resolução do Facebook , que também passará a remunerar editores por conteúdo.

“Queremos ajudar as pessoas a encontrar jornalismo de qualidade e apoiar uma indústria de notícias sustentável. Estamos profundamente preocupados com isso e estamos conversando com parceiros e procurando maneiras de expandir nosso trabalho contínuo com editores, aproveitando programas como a Google News Initiative ”, disse ao WSJ, Richard Gingras , vice-presidente de notícias do Google.

Foto: Unsplash
Google


O Google direciona uma enorme quantidade de tráfego para sites de notícias, mas nunca pagou aos editores por seu conteúdo – embora fique com toda verba publicitária gerada por esse conteúdo em seus sites.

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No ano passado, o Facebook lançou o Facebook News, uma aba no aplicativo da empresa que é inteiramente dedicada a notícias. A iniciativa envolveu acordos com parceiros como The New York Times , The Journal , The Washington Post , BuzzFeed e Business Insider , que publicarão parte de seu conteúdo na rede social e, em alguns casos, removerão o paywall se as matérias tiverem um.