iPhone 8 foi o smartphone mais clonado na China no último ano

iPhone XS também aparece na lista, mas foi a Samsung a principal vítima dos falsários, com nada menos que cinco posições no ranking

Os responsáveis por um app chinês de benchmark chamado “Master Lu” divulgaram uma lista com os smartphones mais clonados na China entre 1.º de março de 2019 e 1.º de março deste ano. E a Apple lidera a lista dos “top 10”, com o iPhone 8 na primeira posição.

Preço baixo: confira as melhores ofertas da Semana do Consumidor

O terceiro e segundo colocados na lista são dois modelos da Samsung que não existem por aqui, o W2018 e W2019 . São smartphones Android com design “flip” e duas telas, uma acima do teclado e outra atrás dela, que pode ser usada quando o aparelho está fechado.

Reprodução

Você viu?

A quarta posição no ranking é do iPhone XS Max , e a quinta colocação fica com o Samsung Galaxy S10+ . No sexto lugar está o Honor 9, da Huawei , e no sétimo o Samsung Galaxy S8+ . O oitavo colocado é o OnePlus 7 Pro e o nono é o Xiaomi Mi 6 . A décima e última posição fica com o Samsung Galaxy S8 .

Reprodução

Segundo o ranking, 29,54% dos aparelhos falsificados eram clones de modelos da Apple, e 26,44% copiavam modelos da Samsung . 9,83% dos clones tentam se passar por modelos da Xiaomi , e 6,10% por modelos da Honor .

E3 cancelada: com coronavírus, maior feira de games do mundo não vai acontecer

O mercado de clones na China é tão variado quanto o de smartphones legítimos . Alguns aparelhos apenas copiam o design das grandes marcas, enquanto outros fazem grande esforço para se passar pelo produto original, na tentativa de enganar um usuário incauto atraído por uma “promoção”.

Segundo a Master Lu, a maioria dos clones tem tela com resolução de 1280 x 720 pixels (720p) e usa o processador Mediatek MT6789, um chip quad-core de 1,2 GHz que é encontrado em smartphones de entrada. Ou seja, não chega nem perto das características dos produtos originais.