Após negar, TSE sofre ataque virtual de hackers

Grupo expôs dados internos do tribunal par demonstrar vulnerabilidade

O Tribunal Superior Eleitora (TSE) foi alvo de um ataque virtual de hackers , que vazaram uma série de informações internas do tribunal para demonstrar a vulnerabilidade. Recentemente o  STJ também foi vítima de um ataque.

TSE é vítima de ataque virtual
Foto: Reprodução: iG Minas Gerais
TSE é vítima de ataque virtual


O vazamento foi exposto por um grupo com o nome de “CyberTeam”, e acontece após o TSE negar o ataque durante a última semana.

De acordo com o grupo, o vazamento de informações não tem necessariamente uma mensagem política e é apenas uma maneira de desmentir o tribunal, que negou o ataque, e afirmar que os investimentos em cibersegurança do Estado brasileiro não estão surtindo os efeitos esperados.

Você viu?

Segundo o CyberTeam, a vulnerabilidade utilizada por eles para invadir os sistemas do TSE permanece aberta e ainda é possível acessar o banco de dados do tribunal. Ao Olhar Digital, os autores dizem que perceberam uma mudança de firewall após o primeiro ataque e a afirmação pública de que não houve um ciberataque, mas o acesso aos sistemas permanece possível.

"A segurança do TSE foi comprometida logo após ser anunciado que a segurança tinha sido reforçada devido ao ataque efetuado no STJ e nos outros domínios do Ministério da Justiça. Isso só prova que os gastos milionários do governo, não serviram para p* nenhuma", disse o grupo.


Os dados divulgados mostram a estrutura de banco de dados do TSE, mas não expõem dados de cidadãos. No entanto, eles apresentam uma série de credenciais de acesso aos sistemas do tribunal em sete arquivos.