Ataques online crescem em 2020 com 360 mil vírus disparados por dia

Saiba como se proteger dos principais tipos de fraudes digitais

Ataques hacker crescem em 2020
Foto: Unsplash
Ataques hacker crescem em 2020

Cerca de 360 mil novos arquivos maliciososo foram lançados por dia ao longo de 2020, de acordo com relatório da empresa de cibersegurança Kaspersky. O número é 5,2% mais alto que o registrado em 2019.

O principal "vírus" espalhado pelos hackers foram os trojans , disseminados 60% mais neste ano quando em comparação com o ano passado. Nesse tipo de golpe, os cibercriminosos podem roubar dados ou espionar as vítimas. 

A maior parte dos arquivos maliciosos (89%) foi distribuída no sistema operacional Windows , enquanto as ameaças relacionadas ao Android caíram quase 14%. De acordo com a Kaspersky, isso provavelmente se deve a uma mudança de foco dos cibercriminosos em um ano no qual o home office e a educação à distância ganharam espaço, tornando os computadores mais vulneráveis.

“Ao longo do último ano, nossos sistemas de detecção descobriram muito mais novos objetos maliciosos do que em 2019. Devido à pandemia, usuários do mundo inteiro foram forçados a passar mais tempo em seus dispositivos e online. É difícil saber se os atacantes estiveram mais ativos ou se nossas soluções detectaram mais arquivos maliciosos, simplesmente, porque a atividade foi maior. Pode ser uma associação dos dois fatores”, afirma Denis Staforkin, especialista em segurança da Kaspersky.

Como se proteger

Apesar de existirem diversos tipos de sistemas maliciosos , algumas dicas valem para quase todos os golpes . Confira abaixo as orientações dos especialistas da Kaspersky para se proteger:

  • Não abra arquivos ou anexos suspeitos que venham de fontes desconhecidas;
  • Confira a URL de um site antes de clicar nele. Sites falsos simulam outros oficiais, mas aocm alguns detalhes de diferença;
  • Não baixe nem instale aplicativos de fontes não oficiais, como as lojas de apps de casa sistema operacional;
  • Não clique em links de fontes desconhecidas ou de anúncios suspeitos;
  • Crie senhas fortes e exclusivas, que incluam uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuações, e ative a autenticação de dois fatores;
  • Sempre instale as atualizações disponíveis de todos os sistemas operacionais e aplicativos que você utiliza. Algumas delas podem conter correções para problemas de segurança críticos;
  • Ignore mensagens que solicitam a desativação de sistemas de segurança para software do Office ou software antivírus.