Após excluir vídeo de Trump, YouTube vai derrubar canais que divulgam fake news

Plataforma está mais rígida para quem descumpre as regras

Youtube aperta as regras para quem publica conteúdo falso
Foto: Unsplash
Youtube aperta as regras para quem publica conteúdo falso

O YouTube anunciou, nesta quinta-feira (7), que vai derrubar canais que divulgarem conteúdos falsos que violem as regras da rede social. A medida acontece depois da plataforma excluir um vídeo do presidente americano Donald Trump .

De acordo com o YouTube, qualquer canal que publicar conteúdos com falsas alegações sofrerá um  strike . Isso significa que o canal será derrubado por uma semana. Quem sofre  strike no YouTube perde o direito de fazer as seguintes funções por uma semana:

  • Subir vídeos, transmissões ao vivo ou stories;
  • Criar miniaturas customizadas ou posts da comunidade;
  • Criar, editar ou adicionar colaboradores a playlists;
  • Adicionar ou remover playlists da página de exibição;
  • Mostrar um trailer durante estreias;
  • Enviar espectadores de uma transmissão ao vivo para uma estreia ou o contrário.

Após o primeiro  strike , caso o canal volte a ferir as regras do YouTube , a punião será a mesma, mas por duas semanas. Da terceira vez, a penalidade é definitiva e o canal é excluído.

Para mudar as regras, o YouTube citou a invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio . "Devido aos eventos perturbadores que ocorreram ontem, e dado que os resultados das eleições já foram certificados, a partir de hoje quaisquer canais que postarem novos vídeos com falsas alegações de violação de nossas políticas receberão um strike . No mês passado, removemos milhares de vídeos que espalhavam desinformação alegando que a fraude eleitoral generalizada mudou o resultado da eleição de 2020, incluindo vários vídeos que o presidente Trump postou em seu canal", escreveu a rede social.

Confira a publicação completa do YouTube :