Rússia deixa Twitter mais lento após briga com rede social; entenda

O microblog se recusou a retirar publicações consideradas proibidas pelo governo russo

Twitter sofre retaliação na Rússia
Foto: Unsplash/Sara Kurfeß
Twitter sofre retaliação na Rússia

A Rússia vai restringir o Twitter no país através de uma diminuição da velocidade da rede social . A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (10) pela agência de comunicação russa, e representa uma punição à plataforma por não remover conteúdos banidos pelo país.

De acordo com a agência, há mais de três mil publicações com material ilegal no site e, por isso, o Twitter pode até ser proibido de forma definitiva da Rússia. A rede social é bastante usada por opositores ao governo de Vladimir Putin , como Alexei Navalny e seus aliados.

"Se o Twitter continuar a ignorar as obrigações previstas na lei, haverá medidas para cumprimento em linha com as regulamentações", disse, em nota, a agência, que garantiu que a desaceleração da rede social será feita em todos os aparelhos móveis e em metade dos computadores da Rússia.

Em dezembro passado, a Câmara dos Deputados russa aprovou leis que preveem multas para redes sociais que não retirarem do ar conteúdos considerados proibidos pelo governo. Também é proibido que as redes "discriminem" publicações da mídia russa. O Twitter ainda não comentou o caso.