Reconhecimento facial é implementado em supermercados de Moscou
shutterstock
Reconhecimento facial é implementado em supermercados de Moscou

A Rússia começou a testar um sistema de pagamentos por reconhecimento facial . Por enquanto, cerca de 50 supermercados da capital Moscou contam com a novidade, que deve chegar a três mil lojas até o final do ano.

O reconhecimento facil foi implementado em mercados da rede X5 através de uma parceria com a Visa e com a Sberbank, maior rede bancária da Rússia. Para pagar uma compra, o cliente que já tiver o rosto cadastrado no banco só precisa se posicionar em frente a uma câmera, evitando contato com outras pessoas - medida interessante para conter a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

A respeito da segurança , o grupo X5 garante que é impossível que um criminoso utilize uma foto para realizar um pagamento, por exemplo. Isso porque a tecnologia conta com uma câmera 3D que percebe o formato do rosto de cada pessoa.

Apesar dos riscos de coletar dados biométricos em massa da população, a novidade está bem aceita. Em entrevista ao jornal Kommersant, o gerente-geral russo da Visa disse que 70% dos cidadãos do país estão dispostos a pagar usando dados biométricos. Além dos supermercados , cerca de 100 mil câmeras do tipo estão espalhadas por Moscou, que deve implementar a tecnologia também em estações de metrô.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!