Facebook sem algoritmo? Posts agora podem ser vistos em ordem cronológica

Rede social anunciou uma mudança no feed de notícias, prometendo dar mais controle aos usuários

Facebook faz mudanças expressivas nos aplicativos para Android e iOS
Foto: Unsplash/Brett Jordan
Facebook faz mudanças expressivas nos aplicativos para Android e iOS



O Facebook anunciou nesta quarta-feira (31) mudanças bastante expressivas no feed de notícias no aplicativo da rede social para Android e iOS . Agora, usuários vão poder ver as publicações em ordem cronológica se quiserem, como acontecia antigamente.

Atualmente, o  feed de notícias do Facebook é controlado por um algoritmo que define quais publicações são mais relevantes para o gosto de cada usuário. Isso, porém, nem sempre funciona corretamente, e redes sociais já foram acusadas de usarem algoritmos que promovem publicações mentirosas ou que incitam o ódio .

A novidade do Facebook promete dar mais poder ao usuário. Agora, as pessoas podem escolher ver as publicações na rede social de três formas distintas:

  • Do modo convencional, com ordem definida pelo algoritmo;
  • A partir de favoritos, que só mostra publicações de até 30 amigos ou páginas escolhidos pelo usuário;
  • Ordem cronológica, que mostra os posts mais recentes primeiro.
Foto: Divulgação/Facebook
Agora, o Facebook terá três opções diferentes de feed

De acordo com o Facebook, as pessoas e páginas favoritas também serão priorizadas no feed comandado pelo algoritmo . A novidade chegará ao mundo todo a partir de hoje, mas será distribuída gradualmente - então não se preocupe se ainda não estiver conseguindo acessá-la.

Outras mudanças no Facebook

Além da alteração no feed de notícias, o Facebook também anunciou outras novidades. Uma delas é o controle de comentários , que vai permitir que usuários decidam quem pode comentar uma publicação antes dela ir ao ar. O recurso é parecido com um presente no Twitter .

Outra novidade é que a rede social vai começar a exibir uma tela de contexto toda vez que sugerir uma publicação a um usuário. O objetivo é explicar porque aquele conteúdo parece relevante para determinada pessoa.

Nick Clegg, vice-presidente de assuntos globais do Facebook , comentou sobre a mudança no algoritmo em uma publicação no Medium. Segundo ele, não é interessante para o Facebook "subir a temperatura e levar os usuários a mais conteúdo extremo", e os algoritmos apenas privilegiam o que as próprias pessoas gostam.