Instagram Lite: como é a versão mais leve e sem anúncios da rede social?

Instagram Lite

O Instagram lançou a versão Lite no Brasil nesta semana. O aplicativo, disponível apenas para Android, ocupa 15 vezes menos espaço que a rede social padrão. Com isso, alguns recursos são perdidos, mas ainda dá para aproveitar bastante.

Unsplash/Claudio Schwarz

Feed

No feed de notícias, a plataforma é bastante parecida com o aplicativo original - sobretudo com o layout antes de mudanças mais recentes. A maior diferença é que o app não traz publicidade.

Captura de tela

As mensagens

Também é possível trocar mensagens com os amigos no Instagram Lite. O aplicativo, porém, não conta com as novidades de integração ao Messenger, reações e modo temporário.

Captura de tela

Stories

Também dá para publicar Stories nessa versão do app, mas os filtros de realidade aumentada não estão disponíveis. As figurinhas, localização e marcação de amigos permanecem iguais ao Instagram padrão.

Captura de tela

Publicações

Apesar de não dar para fazer Reels, transmissões ao vivo ou usar o Instagram Shopping, dá para postar fotos normalmente. A quantidade de filtros é reduzida, mas suficiente, e não há as ferramentas de edição.

Captura de tela

Perfil

O perfil na versão Lite é igual ao Instagram padrão, mas as configurações aparecem em um layout mais antigo.

Captura de tela

Instagram Lite é bom?

É bem verdade que o app tem algumas funções a menos, mas ele funciona bem para os principais recursos. Para quem usa um celular com processamento, memória e conexão mais fracos e não faz uso profissional da rede social, a novidade compensa bastante.

Unsplash/Luke van Zyl