Onde baixar eBooks de graça? Conheça 8 plataformas

eBooks são sucesso na pandemia

Nos primeiros meses de pandemia, o consumo de livros digitais de não-ficção cresceu 154%, de acordo com levantamento da Nielsen Bookscan. Diversos sites oferecem opções gratuitas para todos os gostos. A seguir, confira algumas plataformas oficiais e confiáveis.

Unsplash/Perfecto Capucine

Amazon

A primeiro opção é a gigante de tecnologia que, além de vender eBooks, também disponibiliza diversas opções de graça, incluindo clássicos e obras renomadas.

Unsplash/César Abner Martínez Aguilar

ebooks Brasil

O projeto é uma ação não governamental e sem fins lucrativos que reúne os principais clássicos do planeta - tudo de graça.

Unsplash/Frank Holleman

Aplicativo 12min

O app reúne mais de dois mil livros de não-ficção que podem ser lidos ou ouvidos em suas versões resumidas. O objetivo é estimular a leitura e o autodesenvolvimento a partir desses resumos. A versão gratuita do app permite o acesso a um microbook por dia.

Unsplash/Aliis Sinisalu

Biblioteca Mundial Digital

O projeto é desenvolvido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pela UNESCO, em parceria com outras 31 instituições estrangeiras. Além de livros, também dá para encontrar por lá documentos históricos, fotografias e obras literárias raras.

Unsplash/Maarten van den Heuvel

Open Library

O site colaborativo visa catalogar todas as publicações já feitas, e possui mais de um milhão de títulos em diversos idiomas.

Unsplash/Frank Holleman

Project Gutenberg

A plataforma disponibiliza clássicos em diversos idiomas, e já alcança cerca de 56 mil livros disponíveis gratuitamente.

Unsplash/Perfecto Capucine

Livraria Cultura

Além de vender eBooks, a livraria Cultura também disponibiliza alguns títulos de graça, desde obras acadêmicas até clássicos da literatura.

Unsplash/Perfecto Capucine

Livraria Saraiva

Assim como a Cultura, a Saraiva também disponibiliza alguns títulos de graça. Em uma plataforma dedicada, são mais de mil opções sem pagar nada.

Unsplash/César Abner Martínez Aguilar