WhatsApp: brasileiros terão mais 90 dias para aceitar novos termos, diz ANPD

Política de privacidade do mensageiro foi reescrita para permitir o compartilhamento de dados com o Facebook

WhatsApp muda termos de uso neste sábado
Foto: shutterstock
WhatsApp muda termos de uso neste sábado

Brasileiros que ainda não aceitaram a nova política de privacidade do WhatsApp  poderão usar o aplicativo por mais 90 dias sem qualquer tipo de restrição. Os novos termos do mensageiro entram em vigor neste sábado (15) e possuem algumas cláusulas polêmicas, como o compartilhamento de dados dos usuários com o Facebook . As informações são do G1.

A decisão de manter o app funcionando por mais três meses para quem não aceitar os termos foi definida em acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Esses 90 dias serão utilizados para que esses órgãos continuem a apurar toda situação e nesse período não vai haver consequências para aqueles que ainda não aceitaram”, disse à GloboNews Nairane Rabelo, diretora da ANPD.

Na última sexta-feira (7), o WhatsApp havia afirmado que não apagaria nenhuma conta que não tivesse aceito os novos termos. Porém, algumas funções deixariam de funcionar com o passar do tempo. O aplicativo não havia divulgado quanto tempo e quais restrições seriam impostas. Com a decisão da ANPD , nenhuma restrição poderá ser imposta a qualquer usuário no prazo de 90 dias.