Vírus se disfarça de app do Google Chrome e rouba dinheiro; saiba se proteger

Mais de 100 mil usuários do Android já foram infectados

Aplicativo falso do Google Chrome infecta celulares Android
Foto: Unsplash/ Charles Deluvio
Aplicativo falso do Google Chrome infecta celulares Android

Um vírus está se fazendo passar pelo aplicativo do Google Chrome no Android , infectando mais de 100 mil dispositivos e roubando dados das vítimas. A descoberta foi feita pela empresa de cibersegurança Pradeo.

De acordo com os especialistas, o ataque hacker começa com uma mensagem fraudulenta. No SMS, a vítima é avisada de uma suposta taxa aduaneira que precisa pagar para liberar a entrega de um pacote que comprou.

Ao clicar no link da mensagem, porém, o usuário recebe um aviso de que o aplicativo do Google Chrome precisa ser atualizado. Se aceitar o pedido, a vítima baixa um app falso , que abre um site falso que simula o pagamento da taxa aduaneira. Ao pagar a quantia de um ou dois dólares, a pessoa tem as informações do seu cartão de crédito roubadas.

Os pesquisadores ainda descobriram que depois de infectar um celular , o vírus o utiliza para enviar mais de duas mil mensagens por semana a outros números, a fim de alcançar mais pessoas. Os destinatários são aleatórios, e não necessariamente os contatos das vítimas. No celular, o software malicioso aparece como o Google Chrome , com ícone e nome idênticos.

Para se proteger, é importante estar atento a mensagens falsas. Na dúvida, não clique em links recebidos e procure diretamente pelo serviço pelo qual o SMS se diz ser. Nesse caso, o caminho seria entrar diretamente no site dos Correios (que é a empresa responsável por cobrar taxas aduaneiras no Brasil) e verificar se há algum pagamento pendente. Além disso, só faça o download de aplicativos nas lojas oficias: Google Play Store , no Android , e App Store , no iOS .