Novo golpe usa apps falsos para roubar dinheiro das vítimas; saiba se proteger

Hackers distribuem as aplicações em conversas amigáveis nas redes sociais e em apps de relacionamento

Veja como se proteger de novo golpe digital
Foto: iStock
Veja como se proteger de novo golpe digital

Mais de 167 aplicativos falsos foram distribuídos através de conversas nas redes sociais e em apps de relacionamento . A descoberta foi feita pela empresa de cibersegurança  Sophos, que alertou que os golpistas roubam dinheiro das vítimas.

Na fraude, aplicativos falsos simulam ferramentas reais de serviços financeiros, como bancos, plataformas de investimentos e sistemas de negociação de criptomoedas . Confira como funciona o golpe:

  1. O criminoso entra em contato com a vítima através de uma rede social ou de aplicativos de relacionamento e promove uma aproximação;
  2. Quando conquista a confiança da vítima, ele leva a conversa para fora da rede social, conta sobre uma oportunidade de ganho de dinheiro e indica um aplicativo para a pessoa baixar;
  3. O aplicativo simula outro original e não pode ser baixado pelas lojas oficiais (Google Play Store e App Store);
  4. Depois de baixar o app, todo dinheiro que a vítima depositar para "investir" é direcionado aos ciebrcriminosos.

Jagadeesh Chandraiah, Pesquisador Sênior de ameaças da Sophos, explica que a tática usada pelos cibercriminosos torna todo o processo bastante crível, com os aplicativos possuindo até serviço de atendimento ao cliente.

"Os aplicativos falsos que descobrimos imitam outros aplicativos financeiros populares e confiáveis de todo o mundo, enquanto o site de relacionamento começa com uma troca amigável de mensagens para construir confiança antes que o alvo seja solicitado a instalar um aplicativo falso. Essas táticas fazem a fraude parecer muito verdadeira", afirma.

Para se proteger de golpes como esse, a principal dica é nunca baixar aplicativos fora das lojas oficiais do Android e do iOS . Além disso, a empresa recomenda que os usuários sempre desconfiem de ofertas boas demais e mantenham um bom antivírus instalado em seus smartphones - conheça as melhores opções gratuitas aqui .