Wi-Fi de casa está ruim? Veja 8 dicas para melhorar

Confira as dicas dos especialistas para não sofrer mais com a internet caindo ou ficando lenta.

1. Fique de olho na frequência

Na hora de configurar um roteador, lembre-se de escolher a frequência de rede de 5 GHz, que é mais rápida que a de 2,4 GHz.

shutterstock

2. Negocie com a família

Se você precisa da rede de internet para trabalhar, pode ser interessante negociar horários com quem mora com você. Sobretudo nos horários entre 9h30 e 12h e entre 14h e 17h, que costumam ter picos de utilização de internet, é interessante negociar o acesso a serviços que consomem mais dados, como streaming de vídeo e música.

Unsplash/Bench Accounting

3. Faça conferências sem vídeo

Utilize vídeo nas chamadas somente quando for muito necessário. As ligações apenas por áudio consomem menos dados.

Unsplash/ Gabriel Benois

4. Volte a utilizar seu telefone

Aproveite para utilizar seu telefone fixo ou celular para evitar gastar dados com chamadas que não precisam ser feitas utilizando a internet.

shutterstock

5. Baixe filmes e séries para assistir offline

A maior parte das plataformas de streaming, como a Netflix, oferecem a possibilidade de fazer o download de vídeos para assistir depois, e uma boa opção é baixá-los em um momento menos acessado para curtir o conteúdo tranquilamente em horários de pico. No Brasil, o horário de menos sobrecarga na internet é durante a madrugada.

Unsplash

6. Use o pacote de dados do celular

Com todos em casa durante a pandemia, nem lembramos que temos dados móveis no celular, usando só o Wi-Fi. Tente utilizar também esse serviço que você paga, a fim de não sobrecarregar a rede doméstica.

Unsplash/Jakub Pabis

7. Use um cabo Ethernet

Se seu sinal de Wi-Fi está fraco, uma opção interessante é conectar o notebook diretamente por um cabo Ethernet, dispensando a rede sem fio. Isso torna a conexão mais rápida e estável.

Lucas Braga

8. Use repetidores de sinal Wi-Fi

Os dispositivos permitem que o sinal de Wi-Fi chegue aos cômodos mais distantes da casa com mais força.

Unsplash/Sara Kurfeß