Saiba como criar uma senha forte em 4 passos simples

A importância das senhas

Criar senhas fortes é muito importante para manter seus dados seguros na internet. Além disso, trocar de senhas periodicamente é essencial.

iStock

Não use a mesma senha em vários serviços

Pesquisadores de cibersegurança da Kaspersky afirmam que a maior vulnerabilidade das senhas é o fato delas serem reutilizadas. Isso porque, ao saber de uma senha em um vazamento, os hackers conseguem acessar todas as suas contas.

shutterstock

Senha forte não é senha assustadora

Pesquisadores da Kaspersky ainda afirmam que dá para criar senhas difíceis de serem descobertas e, ao mesmo tempo, fáceis de serem memorizadas. A seguir, saiba como criar senhas únicas e fortes.

iStock

Passo 1: Pense em uma frase

Pense em uma frase, música, cantiga, ditado ou fala de filme que seja inesquecível para você. Para exemplificar, vamos usar "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura".

shutterstock

Passo 2: Separe letras

Pegue a primeira letra das primeiras de três a cinco palavras da frase. Nesse caso, seria: "AMEPD".

Alberto Garcia Guillen/Shutterstock

Passo 3: Adicione caracteres especiais

Agora, escolha um caractere especial e adicione entre as letras. Vamos escolher o símbolo $ para exemplificar. Por enquanto, a senha é "A$M$E$P$D".

Unsplash

Passo 4: Acrescente uma associação

Neste momento, é a hora de tornar a base da sua senha exclusiva para cada serviço que você utiliza. Para isso, pense em uma palavra ou termo que você associa a um site ou aplicativo. Por exemplo, o Facebook pode te lembrar a cor "azul", enquanto o Gmail pode te lembrar o número "20", que era a idade que você tinha quando começou a usar o e-mail. Suas senhas seriam, portanto, "A$M$E$P$Dazul" e "A$M$E$P$D20".

Unsplash/Rob Hampson

Pronto!

As senhas criadas não fazem sentido para quem as vê e são exclusivas, mas são fáceis de memorizar porque você sabe o sistema que utilizou para criá-las.

shutterstock