Gosta de jogar online? Confira 6 dicas para não virar alvo dos hackers

Cibercriminosos costumam criar games falsos para atraírem vítimas

Hacker podem invadir computadores através de jogos
Foto: Unsplash
Hacker podem invadir computadores através de jogos

Jogos online são bastante divertidos, mas também são alvos constantes de cibercriminosos. Promoções e sites falsos de games são bastante comuns e podem acabar roubando dados importantes das vítimas. Por isso, antes de jogar online, confira algumas dicas de especialistas da empresa de cibersegurança Kaspersky.

1. Não caia em promoções boas demais

Não baixe qualquer jogo só porque ele é gratuito, já que criminosos costumam esconder sites falsos por trás de promoções. Sempre opte por fonte confiáveis e lojas online conhecidas.

2. Cuidado com novos jogos

É comum que desenvolvedores independentes vendam seus jogos diretamente em sites próprios, a fim de não pagar comissões de lojas famosas - e não há problema nenhum em comprar games com eles. O risco é que hackers também gostumam criar "novos jogos" que são, na verdade, vírus para os dispositivos. Por isso, procure referências antes de fazer o download.

3. Não clique em links

Se você for baixar jogos em sites desconhecidos, o ideal é digitar o site diretamente no navegador. Clicar em links recebidos por mensagens ou redes sociais pode ser a porta de entrada para sites falsos.

4. Cuide dos seus dados

Antes de inserir nome e senha em qualquer site, tenha certeza de que está na plataforma correta, a fim de não ter as informações roubadas . Além disso, ative a autenticação de dois fatores em todos os sites que você utiliza.

5. Pesquise

Antes de instalar um jogo , leia as avaliações de outros jogadores. Em casos passados, avaliações negativas revelaram golpes dentro de games falsos , por isso é importante estar sempre atento.

6. Deixe seu dispositivo seguro

Mantenha um bom antivírus instalado em seu computador e não o desative. Muitos gamers costumam desativar a proteção para otimizar o desempenho do jogo, mas esse é um mito que pode tornar o dispositivo suscetível a ataques hackers .