Chaves no Globoplay? Seriado some no mundo todo após briga por direitos

Chaves não pode ser encontrado em canais de televisão ou plataformas de streaming

Chaves desaparece das plataformas de streaming
Foto: Reprodução
Chaves desaparece das plataformas de streaming



O seriado Chaves sumiu das televisões e plataformas de streaming no mundo todo. No Brasil, a série não passa no SBT nem no Multishow desde julho do ano passado, e também deixou o Amazon Prime Video , que tinha alguns episódios em seu catálogo.

De acordo com apuração do Notícias da TV, o Globoplay chegou a estudar a compra dos direitos autorais de Chaves, que passaria a fazer parte do catálogo da plataforma de streaming assim como as novelas mexicanas A Usurpadora e Maria do Bairro . A Globo, porém, teria esbarrado em dificuldades impostas pelos herdeiros de  Roberto Gómez Bolaños , criador e intérprete do Chaves, e desistido do acordo.

Direitos autorais

Como detalha o Notícias da TV, o conglomerado de mídia mexicano Televisa é dono dos direitos de Chaves , ou seja, as fitas com os episódios antigos. Já o Grupo Chespirito , que administra a herança de Bolaños, detém os direitos intelectuais.

A Televisa distribuía os seriados Chaves e Chapolin a vários canais até julho de 2020. No Brasil, os títulos chegaram através do SBT, Multishow e Prime Video. Para poder distribuir as obras, a Televisa pagava uma taxa para o Grupo Chespirito.

Quando o contrato foi ser renovado, porém, Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños e principal responsável pelo Grupo Chespirito, pediu um aumento no valor pago pelos direitos intelectuais. As partes não conseguiram chegar a um acordo e Chaves deixou de ser exibido em todo o mundo.

Disney terá animação de Chaves?

A ideia do Grupo Chespirito é que os personagens criados por Bolaños se tornem um grande universo midiático, fugindo dos cofres da Televisa. No domingo (20), o jornal argentino Clarín afirmou que o grupo tinha fechado parceria com a Disney para a produção de um remake de Chaves no Disney+ . Além das novas temporadas, o seriado antigo também entraria para o catálogo da plataforma de streaming.

O filho de Bolaños, porém, negou o acordo em entrevista ao jornal mexicano Primera Hora. "Alguns projetos de animação estão em desenvolvimento, mas estamos desenvolvendo em nosso nome, com a nossa produtora. Eles ainda não têm destinatário", disse ele. Em 2019, ele havia anunciado planos de criar o Universo de Mídia do Chespirito, que reuniria várias obras sobre o ator mexicano e seus personagens. A Televisa teria ficado de fora deste novo acordo.

Atualmente, por conta dessa briga pelos direitos autorais , Chaves não está disponível em plataformas de streaming ou canais de televisão. A única forma de assistir a alguns episódios do seriado é através de canais de fãs no YouTube .