Quer vender no WhatsApp? Veja 5 dicas para melhorar o atendimento

WhatsApp Business

A plataforma empresarial do WhatsApp já é usada por 72% dos empreendedores brasileiros, de acordo com o Sebrae. Para arrasar nas vendas, é necessário ter um bom atendimento no aplicativo. Para isso, confira 5 dicas do Diego Freire, CEO da plataforma de atendimento digital Huggy.

Unsplash/Alexander Shatov

1. Siga as regras do WhatsApp

A primeira dica pode parecer simples, mas o WhatsApp Business é bastante rígido com quem não segue as regras, podendo levar sua empresa a ser banida da plataforma. Por isso, fique atento à política da plataforma, sobretudo no que diz respeito às notificações, que não devem conter mensagens promocionais.

Unsplash/Azamat E

2. Notifique seus clientes

No WhatsApp Business, é considerada uma notificação qualquer mensagem enviada para um cliente sem que ele tenha entrado em contato com a empresa nas últimas 24 horas. É importante criar as mensagens a partir de modelos pré-aprovados pelo próprio WhatsApp. As notificações ajudam a criar um vínculo com o consumidor.

Unsplash/Rob Hampson

3. Use a linguagem certa

O WhatsApp é o ambiente adequado para uma linguagem mais descontraída com seu cliente, tentando criar laços. Dá, por exemplo, para usar emojis. Por outro lado, é necessário manter a responsabilidade da empresa, tratando todos com respeito e passando informações corretas sobre prazos e resoluções de problemas, por exemplo.

Unsplash/Karsten Winegeart

4. Centralize a comunicação

Mantenha apenas um número de WhatsApp no qual os clientes possam entrar em contato, porque isso facilita para eles. Se for o caso, pergunte o que o cliente precisa e o direcione para o departamento correspondente, mas sem fazer ele entrar em contato com várias pessoas.

Unsplash/Jakob Owens

5. Digitalize seu negócio

Se seu negócio está crescendo, compensa integrar o WhatsApp Business a uma plataforma de atendimento digital. Com elas, é possível utilizar chatbots e ver suas métricas de atendimento, por exemplo.

Unsplash/MORAN