Windows 11 é apresentado pela Microsoft; confira as mudanças

Tanto design quanto produtividade do sistema operacional foram melhorados

Windows 11 é lançado nesta quinta-feira
Foto: Unsplash/Tadas Sar
Windows 11 é lançado nesta quinta-feira

A Microsoft apresentou o Windows 11 , seu novo sistema operacional , em evento global nesta quinta-feira (24). O novo Windows traz mudanças no design, sendo a principal delas no menu "Iniciar".

Agora, dá para usar o menu de forma centralizada no computador, em um design parecido com o do macOS , da Apple . A escolha, porém, fica a critério do usuário, que pode manter o menu alinhado à esquerda se preferir.

Com um efeito de transparência ao fundo, o menu inclui ícones configurados pelo próprio usuário - uma inteligência artificial sugere aplicativos para serem incluídos. Além disso, a Microsoft finalmente abandonou os cantos quadrados nas janelas, trazendo cantos arredondados no Windows 11.

Além do design, o Windows 11 também traz novos recursos que prometem ajudar na produtividade. Um deles é a facilidade de se colocar duas janelas lado a lado, bastando um clique no canto superior. Outra função interessante é que o modo de múltiplos desktops promete deixar mais fácil a existência de uma área de trabalho pessoal e outra corporativa, por exemplo, adicionando temas diferentes.

Segurança e rapidez

De acordo com a Microsoft , o Windows 11 é "o Windows mais seguro até agora". Além disso, a empresa também afirma que o sistema operacional está mais rápido, além de ter atualizações 40% menores.

A Microsoft também anunciou que o Windows 11 terá HDR automático, melhorando a experiência visual em jogos. Além disso, Windows 11 e Xbox estarão mais integrados, permitindo cross-play em alguns títulos.

Integrações

O Microsoft Teams está integrado ao Windows 11, aparecendo diretamente na barra de tarefas. Assim, conversas por chat ou vídeo podem ser iniciadas com mais facilidade.

Além de computadores, a Microsoft anunciou que o Windows 11 também foi pensado para tablets e outros dispositivos touchscreen. Assim, a interface pode se adaptar facilmente ao tamanho da tela, permitindo que o toque seja usado de forma mais simples e fácil.

E o Windows 10?

Por enquanto, a Microsoft ainda não confirmou uma data para começar a distribuir o  Windows 11 . Rumores afirmam que o sistema operacional será gratuito para quem tem as versões 7, 8.1 e 10.

De acordo com o site da própria Microsoft , o suporte para o Windows 10 será encerrado em 14 de outubro de 2025 , pouco mais de 10 anos após o lançamento do sistema operacional . Até lá, ambos os sistemas funcionarão normalmente.