Executivo da Apple reconhece medo de novo sistema que vai rastrear iPhones

Gigante de tecnologia quer punir usuários que tiverem imagens relacionadas a abuso infantil

Fotos de iPhones serão analisadas por inteligência artificial
Foto: Divulgação
Fotos de iPhones serão analisadas por inteligência artificial

O vice-presidente de software da Apple, Sebastian Marineau, admitiu que o  novo sistema de escaneamento de imagens em dispositivos iOS pode deixar algumas pessoas "preocupadas com as implicações". A afirmação foi feita em um memorando interno da empresa, divulgado pelo site 9to5 Mac.

A Apple anunciou que vai começar a analisar fotos antes delas serem enviadas ao iCloud a fim de conter imagens de abuso infantil e identificar possíveis criminosos.

Marineau afirma, no texto, que essa é uma "missão importante", mas admite que os usuários podem ficar preocupados com sua privacidade online, já que sistemas estarão analisando todas as fotos. O executivo ainda disse que a Apple irá "manter o profundo compromisso com a privacidade do usuário".

Algumas entidades de proteção de dados já estão levantando preocupações a respeito do novo sistema, questionando como a Apple poderia evitar que malfeitores se apropriassem da ferramenta para roubar dados.

"É impossível construir um sistema de digitalização que só possa ser usado para imagens sexualmente explícitas enviadas ou recebidas por crianças. O sistema, embora bem intencionado, quebrará promessas importantes da criptografia do próprio mensageiro e abre a porta para abusos mais amplos", disse a Electronic Frontier Foundation em um comunicado.