E agora, Apple? União Europeia quer padronizar carregadores de celulares

Padrão poderia acabar com a entrada Lightning nos iPhones

Padrão USB-C
Foto: Bruno Gall De Blasi
Padrão USB-C

A União Europeia (UE) deve apresentar em setembro uma lei obrigando o uso de um modelo único de carregador em todos os 27 países do bloco, de acordo com informações da Reuters. A Apple deve ser a maior impactada pela mudança, já que utiliza o padrão Lightning em seus iPhones, enquanto os smartphones Android apostam no USB-C.

No ano passado, o Parlamento Europeu aprovou uma medida que propõe a padronização dos carregadores, com o objetivo de reduzir o acúmulo de lixo eletrônico e dar mais conveniência aos consumidores.

A tentativa de padronizar os carregadores no bloco acontece há anos. Ainda em 2011, várias fabricantes de celular - inclusive a Apple - assinaram voluntariamente um documento confirmando que utilizariam a entrada microUSB como padrão. No entanto, os novos iPhones continuaram desobedecendo o padrão e, no ano seguinte, a Apple apresentou o Lightning, que segue até hoje.

Em 2018, a discussão voltou à tona e a Apple argumentou contra a padronização. De acordo com a empresa, a mudança prejudica a inovação e pode gerar mais lixo eletrônico, já que os consumidores teriam que comprar novos carregadores.