Robôs fazem parkour e dão mortal para trás; assista ao vídeo

Atlas, da Boston Dynamics, está conseguindo adaptar seus movimentos

Robô salta sob obstáculos
Foto: Reprodução/Youtube
Robô salta sob obstáculos

A empresa de robótica Boston Dynamics divulgou nesta terça-feira (17) vídeos de seus robôs Atlas fazendo manobras complexas em uma espécie de parkour. Os robôs bípedes aparecem nas imagens saltando objetos e até dando mortais.

Em um dos vídeos, a empresa explica como os robôs conseguem fazer esses movimentos. "Nós somos encorajados a impulsionar os robôs ao limite, fazendo as coisas mais doidas, emocionantes e poderosas que podemos fazer com eles", afirma Benjamin Stephens, líder de controle do Atlas.

Toda a "rotina de exercícios" dos robôs de 1,5 metro de altura e 49 kg é programada e realizada para testes internos da Boston Dynamics. Para quem fica com um pouco de aflição ao ver as imagens, Stephens explica que os robôs não "decidem" fazer os movimentos sozinhos. "Não é o robô que decide fazer parkour magicamente, é uma espécie de rotina coreografada", afirma.

Apesar disso, os Atlas conseguem aprender com os movimentos, tornando-os mais precisos. "Nesta iteração do parkour, o robô está adaptando comportamentos em seu repertório com base no que vê. Isso significa que os engenheiros não precisam pré-programar movimentos de salto para todas as plataformas e lacunas possíveis que o robô pode encontrar", diz a empresa em um site publicado em seu blog.

Aos 37 segundos do vídeo é possível perceber o que o robô balança a estrutura para se equilibrar logo após um salto. Esse tipo de coisa não pode ser programada, por exemplo - e torna o Atlas cada vez mais parecido com um humano. Confira os robôs em ação: