WhatsApp: veja como economizar internet com 5 dicas simples

A seguir, confira como reduzir o consumo do seu pacote de dados móveis no aplicativo.

1. Entenda seu consumo

No WhatsApp, é possível ver quanto do seu pacote de dados você gasta com o app. Para isso, vá em Configurações, clique em Armazenamento e Dados e, depois, em Uso de Rede. Na página, dá para ver várias estatísticas, que podem ser zeradas para você medir um período específico.

Unsplash/Jenny Ueberberg

2. Use mais o Wi-Fi

Depois de entender no que você mais gasta internet, é hora de por a mão na massa para reduzir o consumo de dados. Uma das principais dicas é desabilitar os downloads automáticos fora do Wi-Fi - assim, seu 4G não vai baixar automaticamente aquele vídeo de 10 minutos no grupo da família. Para isso, vá em Configurações, depois Armazenamento e Dados e, em seguida, Download Automático de Mídia. Nessa página, é possível selecionar quais mídias serão baixadas automaticamente no 4G e quais no Wi-Fi - dá para deixar tudo desligado.

Unsplash/AARN GIRI

3. Cuidado com as ligações

Uma opção no WhatsApp permite que as chamadas de voz e vídeo sejam feitas com qualidade inferior, mas gastando menos dados. Essa é uma boa opção para quando a internet está quase acabando, por exemplo. Para isso, selecione o item Usar Menos Dados em Chamadas, na página Armazenamento e Dados.

Unsplash/Azamat E

4. Faça backup só no Wi-Fi

Confira se seu WhatsApp está configurado para fazer backup apenas no Wi-Fi, sem gastar internet móvel de forma desnecessária. Para isso, vá em Configurações, depois em Conversas e, em seguida, em Backup de Conversas. Vá em Fazer Backup Via e confira se a seleção está em Somente Wi-Fi. No iOS, é preciso ir nas configurações do celular e mudar a opção no iCloud Drive.

Unsplash/Rob Hampson

5. Envie fotos com resolução inferior

Uma nova configuração do WhatsApp permite que imagens sejam baixadas em qualidade máxima, automática ou baixa. Se sua franquia de internet estiver acabando e você precisar enviar uma foto, vale a pena deixar na opção com qualidade inferior. Para isso, vá em Armazenamento e Dados, desça até Qualidade da Mídia e selecione Economia de Dados.

Unsplash/blocks