Brasil é um dos países que mais sofre de phishing; você sabe se proteger desta ameaça?

Brasil e o phishing

O Brasil é um dos maiores alvos de phishing do mundo, de acordo com o relatório Panorama de Ameaças de 2021 da Kaspersky, divulgado nesta terça-feira (31). Na América Latina, o Brasil é o país que mais sofre do golpe, já que 15,4% dos internautas locais registraram tentativas de ataque neste ano.

Unsplash/Mika Baumeister

Mas, afinal, o que é phishing?

Phishing nada mais é do que uma técnica usada para roubar dados, muitas vezes bancários, das vítimas. Geralmente, isso é feito através de mensagens ou e-mails alarmantes que fingem ser de empresas ou órgãos sérios.

Unsplash/Markus Spiske

Como assim?

Sabe aquela promoção que você recebeu no WhatsApp e que pediu para você responder um formulário de dados mas o prêmio nunca chegou? Esse é um exemplo clássico de phishing, no qual os cibercriminosos fingiram ser de uma empresa, usaram uma mensagem alarmante e roubaram seus dados.

Unsplash/AARN GIRI

Como posso me proteger?

A seguir, confira algumas dicas para não ser vítima de phishing na internet.

Unsplash/Jenny Ueberberg

1. Cuidado com mensagens alarmantes

Mensagens ou e-mails alarmantes, seja de uma promoção boa demais ou de um erro em algum serviço do qual você é cliente, merecem cuidado redobrado.

Unsplash/Jenny Ueberberg

2. Não clique sem ter certeza

Geralmente, as mensagens alarmantes vêm acompanhadas de anexos ou links. É aí que mora o perigo. Antes de ter certeza do que se trata, não clique em nada.

Unsplash/Jenny Ueberberg

3. Confira a URL

Olhe o endereço do link e veja se ele é mesmo da empresa ou órgão que se diz ser antes de clicar. Geralmente, alguns caracteres trocados são usados para confundir - Amazon pode virar Amaz0n, por exemplo. Além disso, vale prestar atenção no domínio. Se um site se diz ser de um órgão do governo, por exemplo, mas não termina em ".gov.br", desconfie. O mesmo vale para endereços de e-mail.

Unsplash/Jenny Ueberberg

4. Acesse os canais oficiais

Na dúvida, procure o canal oficial. Se recebeu uma promoção do Boticário no WhatsApp, por exemplo, feche a conversa e procure a oferta diretamente no site ou redes sociais oficiais do Boticário. Se a Netflix te mandou um e-mail pedindo para você verificar seu cartão de crédito, por exemplo, feche o e-mail e entre em contato diretamente com o suporte da Netflix.

Unsplash/Jenny Ueberberg

5. Não passe seus dados

Na dúvida, não passe seus dados e nem faça o download de anexos sem ter certeza da veracidade da mensagem.

Unsplash/Jenny Ueberberg

6. Use um bom antivírus

Mantenha sempre seus dispositivos com antivírus instalados e atualizados. E não se esqueça que antivírus não é só coisa de computador: seu celular também precisa estar protegido. A seguir, conheça 4 boas opções gratuitas para Android.

Unsplash/Jenny Ueberberg