Anonymous: quem são os hackers que declararam guerra contra Bolsonaro?

"Faremos você pagar"

Nos últimos dias, um vídeo do grupo hacker Anonymous circulou pelas redes sociais. Nele, uma voz declara guerra contra o presidente Jair Bolsonaro e convoca a população para ir às ruas contra o atual governo.

Tarik Haiga/Unsplash

Anonymous no Brasil

Esta não é a primeira vez que a rede de hackers ataca o governo Bolsonaro. Em junho de 2020, os Anonymous expuseram dados pessoais do presidente e de seus filhos, incluindo informações sobre imóveis de sua família.

Unsplash/Markus Spiske

Afinal, quem são os Anonymous?

O grupo hacker surgiu em 2003 e é um coletivo descentralizado e sem líder. A rede está espalhada por todo o mundo e qualquer pessoa que se identifique com os valores dos Anonymous e seja hacker pode ajudar nas ações em nome do grupo. O lema da rede é: "Somos uma Legião. Não perdoamos. Não esquecemos. Somos os Anonymous".

Unsplash/Mika Baumeister

Hacktivismo

Os Anonymous são um dos grupos mais conhecidos a praticar o chamado hacktivismo. Isso significa que os participantes atacam sistemas assim como qualquer outro hacker mas, ao invés de usar as informações roubadas para interesse próprio, eles as divulgam visando contribuir com o debate público. Além de roubar dados, os Anonymous também atacam sistemas para tirá-los do ar, geralmente usando a velha tática de sobrecarregá-los.

Reprodução

Pode ser qualquer um

No documentário "We Are Legion", de 2012, Gregg Housh, ativista na internet e filiado ao Anonymous na ocasião, disse que "o que as pessoas parecem não entender é que nossa habilidade de ser qualquer um é o nosso poder".

Tarik Haiga/Unsplash

Pode ser qualquer um

No vídeo que circula nas redes sociais nesta semana, os Anonymous reforçam essa característica da rede de hackers. "Nós fazemos o pão que você come, nós arquivamos os seus documentos, nós entregamos suas encomendas, nós estamos em todo lugar, nós somos Anonymous", diz a gravação.

Unsplash/Markus Spiske

Por que os Anonymous ameaçaram Bolsonaro?

O grupo hacker afirma acreditar que o caminho para uma sociedade ideal é a democracia. As recentes falas do presidente, porém, ameaçam as instituições democráticas e, por isso, os Anonymous se posicionaram contra Bolsonaro. "Nós não ficaremos parados enquanto você flerta com o golpe. A guerra está declarada e faremos você pagar por seus crimes", disse o grupo ao presidente.

Tarik Haiga/Unsplash