WhatsApp: mensagens denunciadas são revisadas por mais de mil pessoas, diz site

Funcionários terceirizados têm acesso às mensagens que usuários decidem compartilhar por meio do botão de denúncia

WhatsApp revisa mensagens denunciadas
Foto: Unsplash/Alexander Shatov
WhatsApp revisa mensagens denunciadas

Mais de mil funcionários terceirizados revisam cada mensagem denunciada no WhatsApp. A informação foi descoberta por reportagem do site ProPublica, publicada na terça-feira (7).

De acordo com o site, o Facebook - dono do WhatsApp - mantém equipes terceirizadas responsáveis por moderar conteúdo em Austin (EUA), Dublin (Irlanda) e em Singapura. Esses revisores analisam mensagens, fotos e vídeos que podem violar as regras do mensageiro.

Cada funcionário analisa, em média, 600 denúncias por dia, o que significa menos de um minuto para cada revisão. Dentre as denúncias de usuários, estão fraude, spam, pornografia infantil e conspiração terrorista.

Por conta da criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, os revisores só têm acesso às mensagens quando um dos usuários envolvidos na conversa decide compartilhar o conteúdo com o aplicativo por meio da opção "denunciar".

A moderação do WhatsApp

De acordo com a reportagem, existem dois tipos de moderação de conteúdo no WhatsApp: a reativa e a proativa. A reativa acontece quando um usuário denuncia outro. Nesse caso, os funcionários do aplicativo têm acesso à mensagem que supostamente violou as regras e às quatro mensagens anteriores.

Já no caso proativo, a inteligência artificial do WhatsApp procura por comportamentos suspeitos, como o envio de muitas mensagens em uma cotna nova, mas sem acessar o conteúdo das mensagens. Nesse caso, informações não criptografadas são analisadas, como nomes e fotos de grupos e fotos de perfil.

Em ambos os casos, os funcionários podem escolher três opções para uma denúncia: não fazer nada, banir a conta ou manter o usuário sob análise.

Ao G1, o WhatsApp disse que a funcionalidade de denúncia "é importante para prevenir os piores abusos na internet". "O WhatsApp discorda fortemente da ideia de que aceitar denúncias que os usuários escolhem enviar para o aplicativo é incompatível com criptografia de ponta a ponta", disse o aplicativo, em nota.