SpaceX, de Elon Musk, leva 4 civis para o espaço; saiba tudo sobre a missão

Missão Inspiration4

Na noite da última quarta-feira (15), a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, enviou quatro civis para o espaço na missão Inspiration4. Eles ficarão na órbita da Terra por três dias. Este é o primeiro voo orbital só com civis da história, um marco para o turismo espacial.

Reprodução/SpaceX

A viagem

Na noite de quarta, o foguete Falcon 9 foi lançado do Kennedy Center da Nasa, na Flórida (EUA). Quando atingiu a altitude necessária, o foguete se separou da cápsula Crew Dragon, que contém a tripulação. Enquanto o foguete regressou à Terra, a Crew Dragon entrou em órbita, onde permanecerá por três dias.

Divulgação/SpaceX

No espaço

A cápsula está em órbita a uma altitude de 585 km, mais longe da Terra que telescópio Hubble da Nasa (540 km) e que a Estação Espacial Internacional (420 km), como é possível ver na imagem.

Divulgação/SpaceX

No espaço

Essa distância é a maior alcançada por humanos desde o programa Apollo, da Nasa, que levou o homem à Lua. A cada 90 minutos, a Crew Dragon dá uma volta na Terra, e é possível acompanhá-la em tempo real no site da SpaceX.

Reprodução/SpaceX

A tripulação

A SpaceX está fazendo história ao enviar, pela primeira vez, uma tripulação completamente civil para o espaço. Entre os quatro integrantes, não há nenhum astronauta profissional.

Reprodução/SpaceX

Jared Isaacman

O comandante da missão Inspiration4 é piloto, fundador e CEO da Shift4 Payments. Também é ele quem está financiando o voo.

Divulgação/SpaceX

Hayley Arceneaux

Médica oficial da missão, Hayley é médica assistente do St. Jude Children's Research Hospital e sobrevivente de câncer pediátrico.

Divulgação/SpaceX

Chris Sembroski

Especialista da missão, Chris é veterano da Força Aérea e engenheiro de dados aeroespaciais.

Divulgação/SpaceX

Dr. Sian Proctor

Pilota da missão, Dr. Sian é geocientista, empresária e pilota treinada. Ela é a primeira pilota negra em uma missão espacial.

Divulgação/SpaceX

Missão Inspiration4

A missão da SpaceX tem dos objetivos principais. O primeiro deles é arrecadar US$ 200 milhões para o St. Jude Children's Research Hospital e ajudar crianças com câncer. O segundo é estudar o comportamento do corpo humano no espaço e, por isso, a equipe realizará pesquisas científicas em órbita.

Reprodução/SpaceX

O pouso

Depois de três dias em órbita, a Crew Dragon e a tripulação do Inspiration4 vão aterrissar em um dos vários locais de pouso possíveis na costa da Flórida.

Divulgação/SpaceX