Seja o mestre das buscas no Google! Veja 7 dicas para pesquisar melhor

Dicas para pesquisar melhor no Google

Apesar de ter mais serviços do que conseguimos contar nos dedos, na maioria das vezes o Google ainda é lembrado pelo seu mecanismo de busca. E, na maioria das vezes, ele consegue nos entregar o que estamos procurando. Mas se o assunto é mais específico e os algoritmos não estão te ajudando, existem formas mais certeiras de fazer a sua busca no Google. Veja 7 dicas a seguir!

Unsplash/ Charles Deluvio

1. Use aspas

Principalmente se sua busca no Google envolver uma frase, fica mais fácil encontrar os resultados que você procurar se os termos estiverem entre aspas. Assim, as palavras da frase são pesquisadas em conjunto, evitando resultados que tragam todas as palavras, mas não na ordem que você precisa. Esse tipo de busca costuma funcionar muito bem para títulos ou trechos de livros e filmes, por exemplo.

Unsplash/Markus Winkler

2. Filtre sua busca

Talvez você nunca tenha dado muita atenção a isso, mas o Google tem uma ferramenta de filtro na busca. Nela, é possível selecionar o idioma e a data, a fim de especificar ainda mais os resultados. Se você procura por uma publicação que saiu recentemente, por exemplo, fica mais fácil de encontrá-la se você filtrar a data. Para isso, basta clicar em "Ferramentas".

Unsplash/Markus Winkler

3. Procure em um site específico

Se você quiser filtrar sua busca no Google para um site em específico, existe um comando que pode te ajudar bastante. Digitando a sua busca seguida de “site:” e o endereço que você quer pesquisar, os resultados serão apresentados apenas para páginas publicadas dentro daquele site. Por exemplo, se você quer saber as novidades sobre o iPhone 13 , mas quer saber o que nós, do iG Tecnologia, escrevemos a respeito, é só buscar por “iPhone 13 site:tecnologia.ig.com.br”. Pronto, todos os resultados serão de matérias nossas.

Unsplash/Markus Winkler

4. Busque sites similares

Outra facilidade que o Google na busca são as pesquisas relacionadas. Se você quer encontrar sites parecidos com algum que você já conhece, basta digitar “related:” e o site. Por exemplo, se você costuma fazer compras no Aliexpress, mas quer encontrar outros sites similares para comprar, é só pesquisar por “related:aliexpress.com”, e aparecerão vários endereços na web que têm um serviço parecido.

Unsplash/Markus Winkler

5. Use o sinal de subtração

Muitas buscas podem ter sentidos duplos e, nesses casos, utilizar o sinal de subtração pode ser de grande ajuda. Para isso, digite o que deseja pesquisar, dê um espaço, coloque o sinal de subtração e uma palavra relacionado a algo que você não quer encontrar na pesquisa. Por exemplo, se você estiver procurando sobre o vírus de computador cavalo de troia, é interessante buscar por “cavalo de troia -grécia”, para evitar encontrar resultados sobre a mitologia.

Unsplash/Markus Winkler

6. Busque por imagens

Se você tem uma imagem e quer encontrá-la em outros sites ou em outros tamanhos, saiba que é possível usar uma imagem ao invés de um texto para realizar a busca. Para isso, acesse imagens.google.com.br e arraste o arquivo de imagem (salvo no computador) para a caixa de busca. Pronto, o resultado mostrará a mesma imagem em outros sites.

Unsplash/Markus Winkler

7. Faça perguntas específicas

Se sua busca é realmente uma pergunta, faça-a da forma que você faria a outra pessoa. De modo geral, o próprio Google já tem as respostas e as coloca em um card no topo da página. Por exemplo, se você digitar “qual é a distância entre o sol e a terra?” ou “quem ganhou a Copa de 1994?”, o resultado aparecerá com bastante facilidade.

Unsplash/Markus Winkler