Facebook bane desenvolvedor que criou ferramenta contra vício na rede social

Extensão do navegador permitia que usuários não ficassem reféns do feed de notícias

Facebook bane desenvolvedor
Foto: Unsplash/Souvik Banerjee
Facebook bane desenvolvedor

O criador de uma ferramenta que permitia que usuários do Facebook deixassem de seguir amigos e grupos automaticamente foi banido da rede social. Chamada de Unfollow Everything, a extensão vinha sendo usada por pesquisadores para avaliar o impacto do feed de notícias nas pessoas. As informações foram divulgadas pelo The Verge nesta sexta-feira (8).

A ferramenta

No Facebook, não existe uma ferramenta nativa que permite que os usuários deixem de seguir todos os grupos e pessoas ao mesmo tempo. Era justamente isso que fazia a extensão de Louis Barclay.

"Ainda me lembro da sensação de deixar de seguir tudo pela primeira vez. Foi quase milagroso. Eu não havia perdido nada, pois ainda podia ver meus amigos e grupos favoritos indo diretamente até eles. Mas eu ganhei uma quantidade impressionante de controle. Eu não estava mais tentado a rolar para baixo em uma alimentação infinita de conteúdo. O tempo que passei no Facebook diminuiu drasticamente. Da noite para o dia, meu vício no Facebook se tornou administrável", disse ele recentemente ao Slate.

Segundo Barclay, além de ajudar as pessoas, o Unfollow Everything também era usada por pesquisadores da Universidade de Neuchâtel, na Suíça, para estudar os efeitos do feed de notícias do Facebook sobre a felicidade das pessoas.

Facebook bane usuário

Em julho deste ano, o Facebook enviou a Barclay uma carta para que ele desistisse da ferramenta. No texto, a empresa afirmava que ele violou os termos de uso da rede social ao criar um sistema que automatizasse as interações dos usuários - o que de fato vai contra as regras.

A empresa, então, desativou permanentemente as contas do desenvolvedor tanto no Facebook quanto no Instagram, além de "exigir que ele concorde em nunca mais criar ferramentas que interajam com o Facebook ou seus outros serviços". Barclay conta que preferiu não enfrentar a gigante nos tribunais e removeu a extensão. O Facebook ainda não comentou oficialmente o assunto.