Sem choques ou incêndios: veja como evitar acidentes com carregador de celular

Cuidado com os carregadores

Se usados da forma errada, carregadores de celulares e outros dispositivos eletrônicos podem causar acidentes domésticos, que vão desde choques a incêndios. A seguir, confira algumas dicas da Anker, empresa que comercializa linhas de power banks, carregadores e cabos, para evitar acidentes.

Giovanni Santa Rosa

1. Cuidado com a marca

O carregador do seu celular não precisa ser exatamente o que veio com ele, mas é essencial que seja de uma marca certificada pela Anatel. Não utilize dispositivos falsificados e sem verificações oficiais.

shutterstock

2. Preste atenção na voltagem

Outro cuidado a ser tomado antes de comprar um carregador é prestar atenção na compatibilidade. A voltagem precisa ser adequada tanto com o aparelho quanto com a residência.

shutterstock

3. Cuidado com a água

Nunca utilize o celular carregando com as mãos molhadas e nem coloque o dispositivo em tomadas de banheiro, em cima da pia da cozinha ou perto de piscinas. Além de risco de choque, a umidade também pode contribuir para a oxidação de componentes do aparelho.

shutterstock

4. Não durma com o celular carregando embaixo do travesseiro

Por mais que as tecnologias modernas pausem o carregamento automaticamente quando atinge 100%, é recomendado evitar dormir com o celular carregando, sobretudo próximo a superfícies inflamáveis, como a cama.

Flavia Correia

5. Evite locais abafados

Deixar o celular carregando em gavetas e locais abafados, além de ambientes inflamáveis como camas e sofás, pode contribuir para o superaquecimento da bateria, resultando em possíveis explosões.

Victor Hugo Silva

6. Cuide bem do seu carregador

Não armazene ele em locais úmidos e não o utilize com cabos danificados ou remendados. Além disso, evite o uso de conectores/benjamins, o famoso 'T'.

shutterstock